2015/01/28

Apple com vendas recorde de iPhones - Apple Watch chega às lojas em Abril

Muitos utilizadores poderão achar que a Apple não tem feito tanto quanto devia, mas os resultados estão aí e parecem demonstrar o contrário: com vendas recorde de mais de 74 milhões de iPhones, e lucros de 18 mil milhões de dólares, para o primeiro trimestre (fiscal) de 2015.

A Apple vendeu 74.4 milhões de iPhones e atingiu o marco dos mil milhões de dispositivos iOS vendidos. Como é habitual, a Apple não discriminou percentagens de vendas dos modelos, tendo apenas dito que o iPhone 6 era o mais popular, e que as preferências variavam em função da região (assume-se que nos países orientais a preferência pelo 6 Plus tenha sido superior à dos países no ocidente).

Mesmo com a polémica do bendgate, e preços que se podem dizer elevados face aos concorrentes, a Apple não deixou de atrair clientes. Aliás, a Apple refere que o iPhone 6 foi o modelo que mais "novos utilizadores" trouxe para a sua plataforma, conquistando utilizadores que terão vindo de modelos Android. Um ciclo de troca que me parece natural, para os utilizadores que se fartem de usar sempre o mesmo sistema e queiram "variar", ou simplesmente mudar por estarem fartos de alguma coisa no seu sistema actual.

O que é certo é que estes lucros de 18 mil milhões de dólares representam um recorde não só para a Apple, mas são também o maior lucro de sempre obtido por qualquer empresa - e que dá uma simpática média de mais de 8 milhões de lucro por hora.


Claro que também importa por em contexto que parte significativa destes resultados se deve à venda oficial de iPhones na China (onde se tornou no maior vendedor do trimestre). Ainda assim, são excelentes resultados para a Apple, que há um ano atrás estava preocupada por não ter um modelo que desse resposta ao que o mercado procurava (smartphones de maiores dimensões). Será que para o próximo ano vão dar resposta à outra parte da equação que referia a necessidade de smartphones com preços mais económicos?... (Enquanto continuarem a obter lucros recorde, não me parece que se preocupem muito com essa parte...)



E para terminar, quanto ao Apple Watch, Tim Cook confirmou que o mesmo será posto à venda em Abril. Mas continuamos sem saber qual será o escalonamento nos preços (apenas que o modelo mais barato irá custar 349 dólares)... nem qual será a sua autonomia.

1 comentário:

  1. É "curioso" não haver aqui comentários. Onde andam os anti-Apple? ;)

    ResponderEliminar