2015/01/28

Swyp junta-se aos prometidos cartões programáveis


Numa altura em que se vai tentando transferir os métodos de pagamento para os smartphones, há quem continue a trabalhar no sentido de nos trazer cartões "de plástico" programáveis. O Swyp é o último a juntar-se a este grupo.

O Swyp é um cartão inteligente que se vem juntar a outros como o Coin e o Plastc, e que nos promete um cartão com a capacidade de se fazer passar por qualquer outro cartão magnético - podendo armazenar até 25 cartões na sua memória. Para mais fácil utilização o Swyp também recorre a um pequeno ecrã, e temos teclas que nos permitem seleccionar qual o cartão a utilizar (a gestão dos cartões propriamente dita é feita através de uma app no smartphone).

Não faltam os óbvios sistemas de segurança, como a possibilidade de se desactivar o cartão caso este se afaste demasiado do smartphone; e ao contrário do Coin, aqui temos um cartão com bateria recarregável que prometerá longevidade praticamente ilimitada (não sendo dito como é que é feito o recarregamento - via wireless, espera-se.) Outra grande vantagem é o preço, que nesta fase de lançamento é de apenas 49 dólares.

O grande problema é que continua por demonstrar que algo deste tipo pode ser feito. O Coin tem sofrido atrasos sucessivos e continua ainda sem qualquer estimativa de ser lançado em versão final. E para além disso estamos perante sistemas que apenas permitem "copiar" cartões que usem banda magnética - qualquer cartão com chip, como a maioria dos que utilizamos actualmente, continuará a ocupar espaço na carteira (embora o Plastc diga que será capaz de emular esses cartões).

Ainda assim, por 49 dólares, não me importava de o usar para "arquivar" todos os cartões de fidelização que enchouriçam as nossas carteiras. Isto, se alguma vez demonstrarem que conseguem cumprir como prometido.


3 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois, cá o chip já manda e esse não é replicável.

      Eliminar
    2. Mas a banda magnética continua a funcionar. Mesmo assim, só acredito quando sair o primeiro cá para fora.

      Eliminar