2015/01/04

As gravações automáticas da NOS e MEO


Não há nada pior do que nos depararmos com funcionalidades inibidas por culpa do DRM e isso é algo com que muitas pessoas têm descoberto da pior maneira, ao verem um aviso de "Por motivos relacionados com direitos de conteúdo, esta gravação automática não está disponível" quando tentam usar o serviço de gravações automáticas dos seus operadores de televisão.

Todos os operadores anunciam os seus serviços de gravações automáticas como sendo uma grande vantagem a favor do cliente (e é, dando-lhes um "cheirinho" do que é poderem ver aquilo que querem, quando querem) só que se esquecem de referir que essas gravações automáticas não se aplicam propriamente aos últimos "7 dias"... mas sim apenas aos conteúdos que forem permitidos gravar.

Quer isso dizer que, se não se preocuparam por não ver um determinado filme, com a expectativa de o poderem ver ao longo dos 7 dias seguintes, sujeitam-se a levar com a tal mensagem "por motivos relacionados com direitos de conteúdo, esta gravação automática não está disponível" quando o tentarem rever.

Assim se vê como é possível pegar numa nova funcionalidade, bastante útil, e mesmo assim conseguirem estragá-la, voltando a mostrar-nos que o que é mais importante para os operadores é deterem o controlo sobre aquilo que os clientes podem ou não podem fazer. Ainda mais sendo uma restrição absurda, pois... qual a lógica em restringir a reprodução de um conteúdo já exibido, e que poderia ter sido gravado pelo cliente?

Não há lógica possível... que é precisamente aquilo a que já estamos habituados quando se lidam com os pseudo-direitos referentes a conteúdos. Para pagar taxa sobre os gigabytes digitais de que dispomos, tudo bem; para que esses gigabytes sejam usados para gravar tudo o que se deseje, isso é que não.

13 comentários:

  1. Não sei se por sorte ou se é a regra, no MEO nunca me aconteceu isso, tenho acesso a todos os programas que deram nos canais abrangidos pelas gravações automáticas. Por acaso sou grande fã deste sistema e quase já não vejo TV em directo à excepção da sport TV

    ResponderEliminar
  2. Tenho meo go e no espaço de duas semanas obtive 3 vezes essa mensagem enquanto estava a ver a SIC. As 3 vezes, assim que começaram a transmitir estreias de filmes. O mesmo não aconteceu no serviço normal da Meo. Algo a ver com direitos e serviço de Internet.

    ResponderEliminar
  3. No passado dia 1 de janeiro foi transmitido "Idade do Gelo 4: Deriva Continental", em estreia na SIC. Não o vi no dia, porque não me apeteceu e quando o tentei ver ontem também me surgiu essa mensagem na NOS.
    É de facto lamentável que hajam estes impedimentos, mas penso que a FOX (produtora do filme) é que a restringe, não os operadores.
    A seguir, deu quinta-feira também na SIC "007: Skyfall" e sendo de outra distribuidora que não a FOX já o consegui visionar corretamente na box da Íris, usando a funcionalidade de retrocedo da emissão.
    Assim, será a FOX que impede que os filmes sejam vistos depois de serem emitidos por um canal?

    ResponderEliminar
  4. Eu tentei ver um filme de estreia Sic, no serviço MeoGo, tenho o serviço multi, e tentei três vezes e nas três vezes, me deu, essa informação.
    Acabei por ver o filme em canais alternativos. Claro que em vez de ver o filme com o tráfego exclusivo gratuito do MeoGo, tive de queimar uns megas usando canais alternativos. Palpita-me portanto, que se isto assim funciona no MeoGo, nas gravações deverá ser da mesma forma, ainda assim existem alternativas para os mesmos programas.

    ResponderEliminar
  5. Na NOS é possível ver esses filmes protegidos.Também me deparei com isso com o filme Idade do Gelo 4 mas lembrei-me de uma opção que costumo ver no menu e fui tentar a sorte. Basta que, durante o período é que o filme se encontra "acessível" nas gravações automáticas se "copie" o mesmo para o arquivo pessoal. não me lembro ao certo da opção mas é algo parecido com "Manter no Arquivo".
    A partir dai basta ir ás nossas gravações e ele está lá, pronto para ver :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que na MEO não existe esta opção.

      Eliminar
  6. Na MEO o programa(filme) simplesmente não aparece na lista das gravações automáticas. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas também é bom, porque assim não estamos lá a carregar para aparecer que não esta disponivel

      Eliminar
  7. Os filmes que deram no dia 25 na SIC, não estiveram disponiveis nas gravações automáticas, pensei inicialmente que seria do meu operador Vodafone, mas vim a saber que na Meo e Nos, também igual sorte. a SIC, não deixou! Pelos vistos existem salvaguardas nos contratos. Reclamei na mesma e ainda disse que assim só estão a potenciar a pirataria. Se no dia se gravar, tudo bem, agora andar para trás já não dá, enfim...
    Temos essa potencialidade, não sabemos é se dá para o que queremos.

    ResponderEliminar
  8. Tanto quanto sei, nenhum conteúdo que esteja disponível nos videoclubes do MEO ou da NOS pode ser visualizado nas "gravações automáticas". Pode haver mais restrições mas esta é a básica...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo5/1/15 19:48

    "voltando a mostrar-nos que o que é mais importante para os operadores é deterem o controlo sobre aquilo que os clientes podem ou não podem fazer"

    Esta situação não depende dos operadores, isto é, as restrições não estão a ser feitas pelos operadores, mas sim pelos titulares dos direitos, mais especificamente pelos seus representantes: as sociedades de gestão colectiva, precisamente as mesmas que estão a tentar fazer passar a proposta de lei sobre a cópia privada.

    A Associação Ensino Livre enviou à Comissão várias alterações à proposta de lei e incluiu a necessidade de retirar todos os equipamentos relacionados com serviço de televisão precisamente por estes dois motivos: DRM e dupla taxação ao consumidor.
    Podem ver as alterações propostas aqui: http://ensinolivre.pt/propostas-de-altera%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-proposta-de-lei-n%C2%BA-246xii-c%C3%B3pia-privada-pl118

    ResponderEliminar
  10. Desconhecia completamente, nunca me aconteceu ser barrado de alguma "gravação" que estava a tentar ver. Pode ter sido sorte xD

    ResponderEliminar
  11. a NOS é possível ver esses filmes protegidos.Também me deparei com isso com o filme Idade do Gelo 4 mas lembrei-me de uma opção que costumo ver no menu e fui tentar a sorte. Basta que, durante o período é que o filme se encontra "acessível" nas gravações automáticas se "copie" o mesmo para o arquivo pessoal. não me lembro ao certo da opção mas é algo parecido com "Manter no Arquivo".
    A partir dai basta ir ás nossas gravações e ele está lá, pronto para ver :D

    ResponderEliminar