2015/01/14

Chrome OS ganha possibilidade de fazer boot de outros sistemas por USB


O novo ano parece estar a inspirar a equipa responsável pelo Chrome OS, e depois de termos o Ubuntu a correr numa janela estamos prestes a ganhar novas funcionalidades que incluem o arranque de outros sistemas a partir de uma pen USB.

Desde que os primeiros Chromebooks começaram a chegar ao mercado que se começaram a fazer todo o tipo de experiências, incluindo testarem-se outros sistemas operativos nessas máquinas. O modo developer do Chrome OS é a porta de entrada para essas aventuras, mas não dá ainda a liberdade que muitos desejavam.

Mas isso poderá ser resolvido em breve, pois o Developer Mode do Chrome OS vai ganhar novas funcionalidades que permitirão fazer coisas como: permitir a alteração de ficheiros de sistema; permitir o acesso SSH à máquina (e fazer backup/restore de imagens do sistema, por exemplo); fazer boot por USB para reinstalar o sistema a partir da pen (Chrome OS ou outro que queiram exprimentar), etc.


Uma vez que são funcionalidades que podem por em risco a segurança do sistema, a activação deste modo tem que ser feito com a máquina em estado "de origem", o que implicará apagarem todos os vossos dados locais (não que isso seja um problema, já que afinal uma das grandes vantagens do Chrome OS é facilmente recuperarem tudo o que tinham fazendo login com a vossa conta do Google.)

3 comentários:

  1. Há que tirar o chapeu à Microsoft por aquilo que esta a fazer a nível de fees da licença para o W8 (with bing)quea meu ver poderá dar cabo destes chromebooks, pois agora já se consegue comprar laptops com Windows ao mesmo preço que chromebooks.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas serão sempre mercados distintos. Quem quer/precisa um computador com Windows não considerará um Chromebook; quem se sente atraído pelas vantagens do Chromebook, não optará por um Windows mesmo estando ao mesmo preço.

      Mas sim, para aqueles que olhavam para os Chromebook unicamente pelo factor preço, passam a ter mais alternativas. É o regresso dos netbooks! ;)

      Eliminar
    2. Duvido muito que dê cabo dos Chromebooks pois estes continuam a ter vantagens por não usarem Windows como maior segurança, nada de updates do sistema que exijam reboots, maior simplicidade, maior facilidade em instalar sistemas operativos alternativos (Linux)...

      Eliminar