2015/01/26

Combate ao acordo ortográfico chega ao Windows 10


Se pensavam que a questão do acordo ortográfico já se tinha dissipado, eis que há quem não deixe cair o assunto no esquecimento e peça à Microsoft para que disponibilize no Windows 10 uma opção para se usar português em versão pré-acordo ortográfico.

O mais recente acordo ortográfico da língua portuguesa sempre esteve envolto em polémica, sendo considerado ilegal por muitos, e tendo também sofrido vários revezes quando outros países de língua portuguesa se recusaram a adoptá-lo (deitando por terra a ideia de que seria para "unificar" a língua portuguesa).

Pela minha parte, como devem ter reparado, continuo a escrever "à moda antiga" e penso que melhor seria que se centrassem as discussões em coisas mais importantes e críticas. Fico horrorizado pela quantidade de jovens - e também menos jovens - que dão erros ortográficos absurdamente básicos. Pelo que, pouco importa qual seja o acordo ou desacordo... se depois cada um escrever as palavras com erros.

Se acharem que o assunto merece alguns momentos do vosso tempo e acharem que faz sentido que o próximo Windows 10 dê a opção de se ter o sistema em português "pré-AO", então não deixem de votar na sugestão para tal nos fóruns da Microsoft.

17 comentários:

  1. Se usasse Windows sobrescrevia. :D

    ResponderEliminar
  2. "O mais recente acordo ortográfico da língua inglesa sempre esteve envolto em polémica". inglesa? :)

    ResponderEliminar
  3. Acabei agora mesmo de subscrever essa sugestão. Acho importante esta questão. Eu sou das poucas pessoas que afina seriamente com o facto de políticos e burocratas acharem que a língua e a escrita portuguesa é mutável de acordo com as vontades deles e não pela lógica evolução natural das coisas!

    ResponderEliminar
  4. Se o acordo foi feito e veio para ficar, não existe motivo para lutar contra ele.
    Apesar de não concordar com a maior parte das alterações, acho que temos e devemos absorve-las tanto quanto nos for possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não deveriam também os "outros" (leia-se países lusófonos) seguir as mesmas regras? Se eles não o ratificam e aceitam........ quando a maioria das alterações até eram para passar os tugas a escrever brasileiro........

      Eliminar
    2. Se queres seguir a carneirada, segue...
      Este acordo foi feito contra a vontade do povo portugues e sem qq consulta previa... Foi feito a mando de alguns poucos q apenas querem ter uma justificação para tentarem vender mais uns livrinhos!!!

      Eliminar
    3. Ao princípio também achei mal mas depois apercebi-me que as palavras modificadas no acordo alinhavam-se muitas vezes com os meus erros ortográficos. O que acontece agora é que misturo. Por exemplo, vector escrevo vetor mas adoptei fica na mesma...

      Eliminar
  5. Alguma objecção a que reproduzamos integralmente este seu texto no "site" da ILC-AO?

    ResponderEliminar
  6. Confesso que até fiquei surpreendido quando vi a opção pré-AO nas definições do Windows 10.
    E sim, este (des)Acordo Ortográfico é uma autêntica aberração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não só uma aberração, mas um crime de lesa-pátria.

      Eliminar
  7. http://www.slideshare.net/CarlaPSSantos/carta-ao-ministro-da-educao

    ResponderEliminar
  8. https://aventadores.files.wordpress.com/2015/01/dre-26012015.jpg

    ResponderEliminar
  9. Há evoluções nesta matéria? É que ao ser "obrigado" a mudar para o W10, não quero, de todo, ter que o usar com o aberrante desAO90. Põe-me doente! Estou a encarar a hipótese de não instalar e de exigir uma indemnização à MSFT. Quanto ao argumento da MSFT, gostaria de saber se o Inglês vai ser o UK ou o USA? A MSFT esta a ser tão prepotente que o acesso ao tema, nos foruns, esta restringido: tentem https://windows.uservoice.com/forums/265757-windows-feature-suggestions/suggestions/7010317-pre-reform-portuguese-spelling-on-the-entire-os e dá "Access denied", não sei porquê!

    ResponderEliminar
  10. já se pode instalar o windows 10 em português de portugal correcto, sem esta aberração e ilegalidade chamada de AO90 ?
    É uma tortura ler este português distorcido e completamente disfuncional que esta meia dúzia de "iluminados" inventou ás três pancadas e ás escondidas dos especialistas e dos portugueses...

    ResponderEliminar