2015/01/26

Notícias do Dia

O Google passa a ser operador móvel virtual nos EUA; o IMAX chega ao Porto em Abril;  a chegada do Windows 10 faz reacender o combate ao acordo ortográfico; o Nexus 6 não tem sensor de impressões digitais por causa da Apple; também o OnePlus 2 sofre atrasos devido ao Snapdragon 810; lâmpadas LED com sensor de movimento integrado; e as crianças dormem menos com smartphones ou tablets por perto.

E na semana que serve de contagem decrescente para o próximo meeting do AadM (já neste próximo sábado) não deixem de responder à última pergunta para o gadget da semana, pois amanhã seguem-se novas prendas, e também um novo fundo de gadgets e gadgets extra para o Clube AadM+.


Puzzlephone quer usar os CPUs "antigos" para criar super-computadores caseiros


O Puzzlephone quer ser um concorrente do Projecto Ara do Google, e agora mostra-nos o que quer fazer com os módulos de CPU que se forem tornando obsoletos: criar um super-computador caseiro.

Com os smartphones modulares, poderemos manter os nossos smartphones sempre actualizados, mas teremos que lidar também com os módulos que se tornarem desnecessários. Para o Puzzlephone a solução poderá ser continuar a utilizá-los de modo a criar "super-computadores" que combinem múltiplos módulos. Poderá parecer uma ideia um pouco "maluca"... mas também o era o mero conceito de smartphone modular que o projecto Ara está a tornar realidade.


Librem quer ser um portátil 100% open-source


Os apologistas do software open-source têm tido cada vez mais dificuldade em encontrar computadores livres de componentes proprietários. Este portátil Librem quer ser a resposta, recorrendo a software completamente aberto e livre, e onde até a BIOS e firmware recorrerão a software open-source.

O "problema" é que este portátil terá preço superior às ofertas existentes no mercado, e onde se pode igualmente instalar software open-source (mesmo se alguns componentes poderão potencialmente recorrer a software proprietário.).


A "louca" ideia da internet por satélite da OneWeb


Poderá parecer loucura alguém querer competir com o Google e a SpaceX na criação de uma rede de satélites capaz de levar a internet a todo o mundo, mas é o que a OneWeb de Greg Wyler quer fazer... e que em 2018 quer ter uma constelação de 648 satélites a envolver a Terra. E com a ajuda de Richard Branson da Virgin, poderá tornar-se realidade e mudar o mundo como o conhecemos.


Google cedeu todos os emails de colaboradores do WikiLeaks às autoridades


O Google pode estar a fazer tudo para proteger os seus serviços das espionagens abusivas, mas isso não significa que não ceda todos os emails e informação sobre utilizadores quando recebe ordem dos tribunais, como aconteceu relativamente a três colaboradores do WikiLeaks - e que só agora se veio a descobrir, quase três anos após o facto.

Mais um motivo a favor dos sistemas de encriptação onde nem o fornecedor do serviço tenha acesso ao que os utilizadores escrevem.



Curtas do Dia

Resumo da Madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)