Para se distanciar do "mal-amado" Internet Explorer, a Microsoft aproveitará o Windows 10 para lançar o seu novo browser Spartan. Mesmo estando ainda em estado "beta", este novo browser demonstra já melhorias significativas que o colocam ao nível dos mais rápidos browsers do momento.
O novo Spartan mostra desde já melhorias de mais de 80% nalguns testes; que o colocam ao nível de browsers como o Chrome e Firefox (e até os superam nalguns testes) e fazem antever que este browser venha "dar luta" quando for lançado oficialmente.
O modo como isso foi conseguido foi simples: recorrer a um motor completamente novo, que não se preocupa com a manutenção da compatibilidade com as "incompatibilidades" dos Internet Explorer, e que se tornaram num pesado legado que acorrentava os futuros avanços. Por isso, o Spartan recorre a novas strings de identificação, para que os sites não o reconheçam como um "Internet Explorer". Mas na verdade, estes Spartan acaba por ser também uma mudança "política" de nome. É que na prática o Spartan acaba por ser equivalente ao futuro Internet Explorer.
É que o Spartan terá a capacidade de recorrer ao motor de rendering do Internet Explorer quando for necessário manter a compatibilidade; da mesma forma que o novo Internet Explorer será capaz de usar o novo motor do Spartan sempre que não for necessário manter essa compatibilidade. Ou seja... acabam por fazer ambos o mesmo.
... Mas não posso culpar a MS por se querer distanciar do nome Internet Explorer, e apresentar-nos este browser como sendo completamente novo. E desde que as melhorias sejam visíveis e perceptíveis para os utilizadores... penso que também eles concordarão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este novo Spartan era suposto vir com o Windows 10 Pro Technical Preview?
ResponderEliminarÉ que estou com a build mais recente (9926) e não o encontro instalado, apenas o IE 11.
http://www.theregister.co.uk/2015/01/26/microsoft_spartan_bet_on_chrome/
ResponderEliminar