2015/01/26

Workshop de Georreferenciação [Águeda]


Se se interessam pela geolocalização, coordenadas, e GPS, no próximo sábado dia 31 têm um workshop de georreferenciação integrado no ciclo de workshops do ALL (Águeda Living Lab).

Uma parte que tornará este evento ainda mais interessante, é que também obrigará os participantes a passear pela cidade para registar imagens que depois irão ser georreferenciadas e disponibilizadas publicamente num site. Tudo o que precisam é de um smartphone com GPS e um portátil. O workshop é gratuito mas terão que se inscrever quanto antes.

Uma excelente sugestão... para quem não puder estar no nosso habitual meeting mensal, que tem a "incompatibilidade" de calhar precisamente no mesmo dia.

No próximo dia 31 de janeiro, pelas 14h00, Jorge Gustavo Rocha e António José Silva vão dinamizar um workshop, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Manuel Alegre em águeda, que terá como tema principal a georreferenciação. Engane-se se pensa que este workshop não é para si! Vamos andar pela cidade de máquina fotográfica (!?) em punho e “geo ver” a cidade como nunca a poderia ter imaginado! Como é que dois números conjugados com duas palavras - Latitude e Longitude - nos podem transportar a um lugar?

Neste workshop pretende-se familiarizar os participantes com a aquisição, tratamento e visualização de informação geográfica. Esta informação já foi sigilosa e bem difícil de obter. Mas agora é tudo mais fácil e acessível. Vamos ver como se pode adquirir informação geográfica com um simples telemóvel e depois como se pode construir o melhor mapa do mundo a partir da informação que cada um de nós recolhe. Ficará a saber tudo sobre o GPS, fotografias e vídeo com informação georreferenciada.

Vamos 30 minutos para a rua, tirar fotografias (um grupo) e filmar (outro grupo) para depois tratarmos essa informação. É um workshop para por as mãos na massa. Traga um telemóvel com GPS e um portátil. Se tiver uma máquina fotográfica ou uma "action camara"*, acrescente-a à mochila. No final, pode ver as suas contribuições no OpenStreetMap. Vamos também criar um site com as imagens e vídeos recolhidos de Águeda.

Período de pré-inscrição: entre os dias 24 e 29 de Janeiro de 2015
http://all.cm-agueda.pt/

* As câmaras (fotográficas ou de vídeo) não precisam de ter GPS. Mas vamos arranjar maneira de saber onde as imagens foram capturadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)