2015/01/20

Como converter um CD em FLAC ou MP3

Hoje em dia vivemos numa era em que praticamente tudo o que se possa desejar estará quase seguramente na Internet, mas ainda assim há situações onde será vantajoso criarmos os nossos próprios ficheiros digitais, como no caso de garantir que a música dos nossos CDs fica registada para a posteridade a salvo dos riscos nas rodelas de plástico.

Embora a moda dite que a maioria das pessoas prefira os serviços de streaming de música, haverá sempre aqueles que não dispensam a qualidade intocada do som digital sem compressão. Felizmente, hoje em dia é extremamente simples converter música de CDs áudio para ficheiros MP3 de alta qualidade ou, de preferência, para FLAC.

Aquilo que noutros tempos poderia demorar horas, recorrendo a uma mão cheia de programas e obrigar ao domínio da linha de comandos, pode agora ser feito em poucos minutos e por qualquer pessoa usando ferramentas como o Exact Audio Copy.

O Exact Audio Copy (EAC) é um programa que permite extrair os dados de um CD áudio garantindo que não há qualquer redução da qualidade face ao original. Tradicionalmente, a maioria das pessoas optará por converter os seus CDs para ficheiros MP3, que permitirão reduzir drasticamente o seu tamanho e manter uma qualidade "aceitável"; mas para os puristas, o EAC permite também utilizar o FLAC.

Ao contrário do MP3, que consegue incríveis taxas de compressão descartando partes da música que à partida não seriam perceptíveis; o FLAC é um formato de compressão de áudio sem perda de qualidade que garante que a qualidade é exactamente igual à do original - um pouco ao estilo de um ficheiro ZIP, que garante que os vossos documentos comprimidos não serão afectados quando forem descomprimidos. (Obviamente, o seu tamanho é bastante superior ao de um ficheiro MP3, mas ainda assim inferior ao de um ficheiro de som sem qualquer compressão.)


O processo é bastante simples, executar o EAC, inserir o respectivo CD no drive, seleccionar o formato pretendido (durante a instalação, confirmem que têm o módulo FLAC instalado), escolher as músicas e... já está.

Embora os ficheiros FLAC não contem com uma compatibilidade a nível dos leitores tão grande quanto os MP3, poderão escutá-los usando programas como o foobar2000, Winamp, VLC, ou em qualquer dispositivo Android (desde a versão 3.1).

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Podem já não se comprar... mas conheço muita gente que tem milhares deles nas suas colecções (eu incluído! :)... e não devem ser os únicos. :)

      Eliminar
    2. Amigo Carlos aqui em portugal eu ainda compro CD's originais. Sejam novos ou usados (sempre em perfeito estado de conservação). pois eu prefiro ter uma cópia original e verdadeira. Mesmo ripando o disco para o formato flac eu prefiro ter o original. Ao todo tenho cerca de 100 cd's originais + 100 cópias dos mesmos. Para por na net para o pessoal ter uma cópia do disco que eu tenho e também para ter cópias de segurança. Eu confio mais num cd (se tivermos o cuidado com ele) do que num cartão de memória ou pen drive. Porque um cd original ou não eu posso ouvir na minha aparelhagem ou empresta-lo a um amigo se ele tiver cuidado o disco dura a vida toda. Agora um cartão de memória não é assim eu coloco no meu pc e oiço as músicas depois empresto a um amigo para ouvir ou copiar as canções e... quando puser no meu pc pode acontecer ter de formatar o cartão devido à incompactibilidade dos sistemas operativos. um cd não se apaga sem querer o cartão sim e não há garantias que se consiga recuperar os ficheiros a 100% por muito bons que sejam os programas de recuperar ficheiros. um cartão de memória é mais leve e prático mas... tem muitos problemas e poucas garantias...

      Eliminar
  2. É um projecto que ando a adiar há anos, ripar todos os meus CDs de música e depois oferecê-los a alguma hemeroteca ou coisa assim. O problema é que são "só" 530, e todos originais! Há empresas que fazem esse serviço, mas são caros.

    ResponderEliminar
  3. É só para informar que o Windows Media Player também permite a leitura de Músicas em Formato Flac, basta para isso instalar o plugin. é rapido e fácil. procure ne net pelo plguin flac para Windows Media Player e já está. sigam as instruções e resolvem o problema... mas atenção o Windows Media Player demora um pouco maus a reproduzir o ficheiro flac, mas garanto que o Windows Media Player permite ouvir músicas em formato flac...

    ResponderEliminar