2015/01/26

Facebook Lite ocupa apenas 252KB mas não a podes usar


O Facebook tem uma nova app "ultra-leve" que ocupa apenas 252KB. Infelizmente, é uma app que o Facebook acha que só será útil para quem vive em países onde as ligações de dados sejam extremamente lentas.

Quem me conhece sabe que eu fico "doente" com o desperdício de recursos que muitos programas actuais fazem. Acho inconcebível que jogos optem por usar 50GB de espaço só para não usarem músicas comprimidas; ou que um sistema operativo ocupe dezenas de gigabytes. E este Facebook Lite acaba por me vir dar razão...

O Facebook Lite é uma app concebida para ser utilizada por utilizadores de países onde as ligações de dados sejam lentas (2G), e infelizmente isso significa que a app fica apenas disponível em países como o Bangladesh, Nepal, Nigéria, África do Sul, Sudão, Sri Lanka, Vietname e Zimbabwe.

A app foi concebida para ser extremamente leve, funcionando em equipamentos com hardware modesto e redes de dados lentas - mas ainda assim recebendo notificações push e permitindo o uso da câmara. Na verdade, acaba por permitir fazer-se praticamente tudo o que a maioria das pessoas faz usando a app normal... o que nos faz perguntar se realmente se justifica que a app do Facebook ocupe mais de 130MB(!) - ainda mais quando, para além dela, temos o Facebook Messenger numa app separada, assim como o Groups.

Caro Facebook, é favor adicionar Portugal ao grupo de países com acesso a este Facebook Lite... pois prefiro gastar apenas 252KB e ter uma app assim, do que gastar mais de 130MB para ter a app normal. (Para se ter uma ideia, estamos a falar de uma diferença de mais de 500 vezes o tamanho... se não acharem que isto é absurdo, o que será?)

8 comentários:

  1. Não é possível fazer side-loading?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas o FB bem que podia deixar isso aberto a quem a quisesse usar.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A app funciona perfeitamente cá.. só não é permitido instalar a partir do google play por causa das restrições de região.

      Basta fazer o download do apk e instalar. (E não é necessário o messenger, as funcionalidades de mensagens estão embutidas na app)

      Eliminar
  3. http://www.apkmirror.com/apk/facebook-2/lite/facebook-lite-1-0-0-0-0-official-apk/

    ResponderEliminar
  4. Eu já testei a aplicação. Só não troco porque não é fluída. De resto tem todas as funcionalidades que são necessárias.

    ResponderEliminar
  5. Tinfoil for Facebook anyone?

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.danvelazco.fbwrapper

    ResponderEliminar