2015/01/25

Jaguar explora Bike Sense para alertar condutores dos ciclistas próximos


Enquanto não chegam os carros autónomos, os condutores têm que estar permanentemente atentos a tudo o que está em seu redor. Mas como errar é humano, a Jaguar quer dar uma ajuda a detectar e evitar acidentes com ciclistas que estejam em risco.

Bicicletas e motociclos são veículos que passam facilmente despercebidos devido às suas dimensões reduzidas, que muitas vezes ficam escondidos nos ângulos mortos. O Bike Sense é um sistema que recorre a um conjunto de sensores para identificar e prever potenciais situações de risco, e que usa sistemas curiosos para alertar os condutores de forma mais natural.

Por exemplo, o sistema é capaz de "dar um toque" nos ombros do condutor quando um destes veículos se aproxima da traseira do automóvel; e pode também iluminar os pilares e ombreira da porta com LEDs de modo alertar o condutor, e acompanhado por um alerta sonoro vindo do local correspondente, com um som de buzina de moto ou campainha de bicicleta. Para além de detectar estas situações em condução, o sistema também é capaz de detectar as situações de risco quando se está parado num passadeira, e até quando se pára o automóvel e se vai abrir a porta com um ciclista ou motociclista a aproximar-se (infelizmente, um caso comum e que pode ter consequências complicadas).

Por enquanto não passa de uma ideia que está a ser explorada... mas tal como se vão popularizando os carros que já têm alerta para automóveis nos ângulos mortos ao ultrapassar, e nos topos de gama já temos alguns com identificação de peões (e até animais), pode ser que isto até acabe por chegar ao mercado antes de se tornar desnecessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)