2015/01/06

Mais de 2300 jogos MS-DOS disponíveis no Internet Archive


Num tempo muito, muito distante, as conversas do dia não eram sobre o que se passa na internet mas sim qual o melhor config.sys e autoexec.bat de modo a ter o máximo de memória livre possível para corrermos os mais recente jogos. Memórias que agora podem ser revisitadas graças a mais de 2300 jogos MS-DOS que ficam livremente disponíveis no Internet Archive.

Alguns destes jogos MS-DOS estão disponíveis para download, mas a maioria recorre ao emulador EM-DOSBOX que recorre ao javascript para criar um emulador MS-DOS directamente na página do browser e assim permitir o acesso directo a estes velhos clássicos - e a forma ideal de confrontarmos as nossas memórias com cruel realidade.

Turrican, Bust-a-move, Speedball, Duke Nukem 3D, Wolfenstein 3D e Castle Wolfenstein, Cannon Fodder, Dune, Chuck Yeager's Advanced Flight Trainer, Gunship 2000, SimCity, Battle Chess, Cobra Mission, Moon Patrol, Das Boot German U-Boat Simulation, Dragon's Lair, Barbarian, Test Drive, Space Racer (um dos primeiros a usar música digitalizada via o buzzer do PC - um sucesso em 1988), Robocop, Leisure Suit Larry, King's Quest, Bubble Bobble, Lode Runner, Alien, Populous, Tapper, Pole Position, Dig Dug, e a lista continua e continua e continua... sendo impossível não relembrar novos jogos em que "investimos" horas, a cada scroll que se vai fazendo.


Uma boa forma de revisitarem um tempo em que os modos gráficos se mediam numas centenas de pixeis, e o número de cores disponíveis variavam entre as 4 do modo CGA, e as 16 do modo EGA. Mas não se assustem, pois também por lá encontram jogos mais "recentes", já com 256 cores em modo VGA. :)

1 comentário:

  1. Anónimo7/1/15 16:31

    Bem, só fica mesmo a faltar um emulador de Amiga que corra no browser...
    Realmente já temos o excelente FS-UAE e o Win-UAE, mas no browser é que era mesmo fixe...

    Seja como for, esta malta do Internet Archive está mesmo de parabéns! Andam a fazer um trabalho fantástico...

    ResponderEliminar

[pub]