2015/01/21

Microsoft revela Windows 10 - gratuito para quem tiver Windows 7 ou 8


A Microsoft já revelou as últimas novidades do Windows 10, que se vai aproximando da versão final que chegará às mãos dos utilizadores. E uma delas é o preço deste novo Windows, que se revela numa agradável surpresa.

Depois dos preços promocionais de lançamento que nos permitiram comprar o Windows 8 a preço reduzido, a Microsoft parece reconhecer finalmente que a era dos sistemas operativos pagos a peso de ouro chegou ao fim.


O Windows 10 irá estar disponível gratuitamente para quem tiver um Windows 7, Windows 8.1 ou Windows Phone 8.1. Uma coisa que será do agrado dos utilizadores - e que também contribuirá certamente para que a MS possa depois dizer que o Windows 10 foi o seu "melhor lançamento de sempre".


Quanto às novidades, a maioria já era conhecida ou esperada devido às versões de desenvolvimento que a MS tem disponibilizado para quem quiser testar e ajudar. Confirma-se a chegada de um Start Menu que combina o aspecto tradicional com o moderno, incluindo uma área redimensionável que permite ter live tiles que podem até encher o ecrã.


Do lado direito passamos a ter uma área de notificações e acções rápidas, combinadas, e que certamente se tornará de uso frequente e que evitará a necessidade de andar a "mergulhar" em menus e sub-menus.


Outra grande aposta da MS é a Cortana, que é apresentada como sendo a mais avançada assistente digital de sempre, e que à semelhança da Siri da Apple, também conta com uma certa "personalidade". Usando a Cortana podemos fazer todo o tipo de coisas usando apenas a voz: procurar por apps (que são lançadas se estiverem instaladas, mas que nos levam para a loja de apps caso não estejam); ver fotografias tiradas em determinadas datas; marcar eventos; enviar emails; etc. Os utilizadores que estão a testar o Windows 10 irão começar a ter acesso a estas funcionalidades ao longo dos próximos meses, e sem dúvida que as capacidades da Cortana irão ser expandidas ainda mais até ao seu lançamento oficial. (Esperemos que entre essas melhorias esteja o suporte para a língua Portuguesa, senão será apenas mais uma das funcionalidades que continuará a ser irrelevante para nós.)

Ainda há muito mais por digerir (apps universais, serviço de mensagens unificado, entre outras coisas) mas pelo que se pode ver até ao momento, o Windows 10 está muito bem encaminhado e parece ser aquilo que era necessário para a MS "recuperar" do Windows 8.


Actualização: já há link para o anúncio oficial do Windows 10 e suas novidades.

15 comentários:

  1. Finalmente. Como utilizador do Windows 7 estava á espera de um Windows assim para dar o salto.
    E com upgrade gratuito melhor ainda.

    ResponderEliminar
  2. O que é que quer dizer "Free upgrade for the first year"? Nos anos seguintes implica uma anuidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, é gratuito o upgrade durante os primeiros 12 meses de lançamento do Windows 10, quem fizer o upgrade depois disso é que vai ter de pagar.

      Eliminar
    2. Esperemos que seja isso, porque a Microsoft foi clara na keynote, que quer vender o Windows como serviço.

      Eliminar
  3. Mas gratuito durante 1 ano e depois como é fazemos downgrade ? Só a Microsoft...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok... e só no lançamento. .. já estava a pensar mal da MS outra vez ☺

      Eliminar
  4. Espero que o windows 10 traga coisas boas e seja um sucesso, o mundo dos pcs precisa disso.
    Pessoalmente, o meu tipo de utilização de um pc dispensa a maior parte das evoluções que o sistema windows tem sofrido. O controlo por voz ou por toque e todas as aplicações que parecem ser pensadas para esse efeito.

    Continuo a ser um utilizador fervoroso do PC com teclado e rato e não faço uso de tablet. Ainda estou à espera de ver as melhorias que façam dar o salto porque com o windows 8 isso não aconteceu.

    ResponderEliminar
  5. O Windows 10 vai ajudar a puxar o Phone da Microsoft, eu tenho um Lumia 520 e pelo menos updates mais uns anos vou ter, e já o tenho a quase 2 anos. Incrivel ver um telemovel com tanto tempo de updates!

    ResponderEliminar
  6. Só espero que não façam como no windows 8.1 em que o update é gratis mas cada vez que formato o pc tenho de instalar o windows 8 para ele me reconhecer a chave original e so depois de varios updates la instala o windows 8.1

    ResponderEliminar
  7. eu tenho o mesmo problema. mas ainda tenho de instalar o 7 e de fazer o upgrade. mt mal concebido esta actualizaçao

    ResponderEliminar
  8. Realmente é grande filme, eu no meu caso com Windows 7, tive acesso a Win 8 pelo preço promocional de 15€ na altura (neste momento Win 8.1), mas sempre que formato tenho que recorrer à pirataria, já que é a forma mas célere e simples para activar a minha chave, enfim...!

    ResponderEliminar
  9. É a primeira vez que olhei para imagens do w10 e parece ser uma cópia do cinammon!

    ResponderEliminar
  10. A super integração do Windows phone com PC é uma boa jogada. Está interesante este Windows 10, deve fazer o upgrade especialmente sendo grátis durante o primeiro ano.

    ResponderEliminar
  11. Está lançada a confusão: há sites a referir que o upgrade é gratuito se feito no período de um ano e pago para quem aguardar e fizer o upgrade após esse período, outros a referir que é gratuito mas apenas válido por 1 ano (uso do mesmo) - para continuar a usar, terá que se licenciar com custos... mas ninguém sabe ainda valores e/ou modalidades.
    Será que a própria MS ainda não decidiu e está apenas a ver as reacções?
    Seja como for, já não é mau de todo 1 ano free (atendendo aos valores praticados antes!) desde que mais tarde a compra/subscrição seja por valores acessíveis.

    ResponderEliminar
  12. Pelo que vejo a MS mesmo que tivesse intenção de dar o sistema gratuito aos aventureiros que aceitem ser pioneiros e ajudar no debug do sistema, já há voluntários para pagar o sistema ao fim do primeiro ano, se isto não é ser pato não sei o que é então.
    Sugiro à MS que sim que cobre mas só aos voluntários.

    ResponderEliminar