Quando se olha para o espaço é impossível não ficar maravilhado com um infinito aparentemente sem fim e onde gostaríamos de fazer zoom igualmente sem fm. Com esta nova imagem de Andrómeda com uma resolução de 1.5 milhões de megapixeis.
Esta é a maior imagem de sempre captada da nossa vizinha galáxia Andrómeda (M31), obtida graças à compilação de milhares de fotos captadas pelo telescópio espacial Hubble, e que nos deixa ver em pormenor muitas das suas formações e estrelas.
A imagem completa tem 69536x22230 pixels, ocupando 4.3GB de espaço, pelo que se percebe que a NASA recomende a utilização de um visualizador para a conseguir apreciar num computador normal.
Para se ter uma melhor ideia do que isto representa, seria necessário juntar mais de 600 ecrãs Full HD para se poder exibir a imagem na sua totalidade - e mesmo que se usasse um ecrã 8K continuaríamos a necessitar de mais de 50. É realmente muiiiiito pixel, e que mesmo assim, importa relembrar... não representa mais que uma ínfima secção do que é possível ver-se a partir deste nosso pequeno ponto azul.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)