2015/01/28

Opera lança novo browser Vivaldi

O Opera poderá não ser um browser que consiga competir com os "três grandes"; mas não há dúvida que não deixa de ser um dos que mais vai tentando inovar com propostas diferentes e originais. Agora, temos mais um browser da família Opera, o Vivaldi.

Correcção: o Vivaldi não é do Opera, mas sim do seu ex-CEO. (Obrigado ao Pedro Rodrigues por ter alertado para a situação.)

Neste Vivaldi, tal como nos restantes Opera, não estamos perante um browser que aposta num novo "motor" (e que obrigaria a gastar mais recursos do que a empresa actualmente tem disponíveis). Em vez disso a equipa de desenvolvimento optou por usar o Chromium como base, podendo assim concentrar-se no interface e funcionalidades que o tornam diferente dos restantes browsers.

 O Vivaldi assume-se como um browser para os "power users", aquelas pessoas que passam a vida online e que facilmente acumulam múltiplas dezenas de páginas abertas simultaneamente. Conta com coisas interessantes como o agrupamento de múltiplas páginas numa só tab; capacidade para tirar screenshots e apontamentos sobre as páginas; facilidade de reposicionar as tabs em qualquer canto da janela; e até comandos rápidos ao spotlight no Mac/iOS em que basta começarmos a escrever para termos acesso aos resultados.

Outra coisa que está prometida para breve é a inclusão de um cliente de email integrado no browser. Algo que parecerá estranho numa altura em que muitos utilizadores se converteram ao webmail, mas que os criadores deste browser dizem ser uma necessidade frequente para o tipo de utilizadores a que este browser se destina.

7 comentários:

  1. Tab stacking, Notas, \o/

    Só falta o control tab para voltar a tab anterior!

    Ou seja, depois de múltiplas reclamações, resolveram implementar as funcionalidades que tinham caído com a passagem para o novo motor.
    Mais vale tarde do que nunca.

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Não é um browser da Opera mas sim do ex-CEO da Opera (saiu em 2011).

    ResponderEliminar
  3. Sim também li por aí fora que é obra do Sr. Tetzchner!

    Fica aqui um link para um resumo do que se passou:
    https://vivaldi.com/#Story

    ResponderEliminar
  4. Instalei e usei um pouco. Muito rápido já para um tech preview. E realmente, a implementarem o que dizem que vão implementar, é o "verdadeiro" sucessor do Opera 12.
    :-)

    ResponderEliminar
  5. Como instalar extensões do Opera e do Google Chrome no Vivaldi Browser:

    1 - Descarregar as extensões pretendidas e descompactar as mesmas.
    2 - Abrir o seguinte URL na barra de endereços: vivaldi://chrome/extensions
    3 - Colocar um visto em "Developer mode".
    4 - Clicar em "Load unpacked extension..." e procurar pelas extensões.
    5 - Depois de instaladas basta configurar as mesmas... et voilá.

    PS - ENJOY! ;0)

    ResponderEliminar