2015/01/16

Peerio quer encriptar toda a nossa vida na internet


A questão da segurança e privacidade está continuamente a ser trazido para o topo das preocupações nas questões digitais, e este Peerio quer fazer com que se torne simples usar encriptação para todos os nossos serviços online: comunicações, emails, conteúdos, partilhas, etc.

Certas pessoas não conseguirão compreender que quanto mais reprimirem o direito à privacidade (como um certo primeiro ministro britânico que quer banir apps de mensagens encriptadas) mais e melhores ferramentas surgirão para contrariar essas intenções.

A encriptação é algo que há muito acompanha o mundo informático - desde antes dos computadores electrónicos - mas a verdade é que mesmo após todo este tempo, a maioria das ferramentas continua a ser demasiado complicada de utilizar pelo utilizador "comum". Algo que dificulta a sua adopção em larga escala, e ao não ser usado em larga escala também não há grandes incentivos para que se mudem as coisas. Este Peerio quer mudar isso,

O Peerio está disponível para Windows, Mac e Chrome (brevemente para iOS e Android) e dá ao utilizador um serviço de email, mensagens instantâneas, e drive na cloud, mas onde todas as comunicações são completamente encriptadas e onde nem o próprio serviço tem acesso aos conteúdos: só os criadores dos conteúdos e os seus destinatários. E embora o primeiro serviço criado pelo "pai" deste Peerio tenha sido criticado por conter vulnerabilidades que punham em risco a privacidade dos dados, desde então ele terá aprendido com os erros, e para além de disponibilizar o software como open-source, contratou empresas de segurança para que avaliassem a segurança do serviço - e que foi "aprovada".

O serviço está em beta e é gratuito, e podem ganhar espaço adicionar (até 10GB) convidando amigos.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)