2015/01/09

Samsung lança discos SSD M.2 com consumo ultra-reduzido


Já conhecemos as vantagens dos discos SSD referentes às suas taxas de transferência e velocidade de acesso. E com os seus novos módulos SSD M.2 passam a ter um consumo ultra-reduzido em standby de apenas 2mW.

Os novos módulos SSD SM951 da Samsung de formato M.2 suportam interfaces PCIe 2.0 e 3.0, com transferências de até 1.4GB/s e 2.1GB/s respectivamente em leitura (em escrita temos 1.35 e 1.55GB/s). Mas para além destas velocidades alucinantes que não deixam qualquer saudade dos SSD SATA, estes SSD são também muito mais eficientes e poupados, com melhorias de mais de 50% face ao anterior SSD XP941 - e também estreando o modo de L1.2, que permite reduzir o consumo de energia em standby de 50mW (do modo L1) para menos de 2mW.

Este SSD irá ficar disponível em versões de 128, 256, e 512GB, mas nesta fase inicial estará disponível apenas para grandes fabricantes e parceiros da Samsung; pelo que apenas os poderemos encontrar já dentro de novos portáteis que em breve começarão a chegar ao mercado. Mas eventualmente, a Samsung deverá começar a vendê-los para quem quiser fazer upgrades ou instalá-los nas suas próprias máquinas.

Uma coisa é certa... com prestações destas é de esperar que os utilizadores mais "acelerados" já nem queiram ouvir falar de discos SATA, e a Samsung relembra que com o interface NVMe (Non-Volatile Memory Express) concebido especificamente para armazenamento em memória não-volátil, as coisas ficarão ainda mais rápidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)