2015/01/09

WattUp envia electricidade wireless a 5m de distância


Os carregadores wireless têm-se limitado a carregar dispositivos de potências reduzidas, e apenas a poucos milímetros de distância; mas no CES a Energous mostrou o seu sistema WattUp que promete carregamentos de maior potência e de múltiplos equipamentos em simultâneo até 5m de distância.

Se a ideia de podermos pousar um smartphone ou tablet numa mesa e ele se ir recarregando sem necessidade de usar cabos já é atractiva, imagine-se só o que seria saber que o mesmo aconteceria mesmo que se tivesse o smartphone no bolso ou em qualquer outro local dentro do raio de acção do carregador. É isso que a Energous promete com o seu sistema WattUp.

O sistema usa um transmissor de energia, por agora com tamanho próximo de um router volumoso mas que a empresa diz que poderá tornar bastante mais pequeno, que detecta os dispositivos compatíveis usando bluetooth e envia a energia direccionada para cada equipamento (e suportando o carregamento de até 12 equipamentos em simultâneo.)

A potência de carregamento depende da distância e do número de equipamentos activos; mas a ideia de que se poderia acabar com o ritual de recarregar smartphones, brinquedos, câmaras, telecomandos, e tudo o mais, é algo que nos faz aguardar com bastantes expectativas este tipo de tecnologia. Claro que também teremos que ter em conta coisas como a eficiência - e isto para não falar nas discussões que certamente surgirão quanto aos potenciais riscos para a saúde de ter doses acrescidas de "emissões" dentro de nossas casas; mas por agora vamos esperar que esta tecnologia fique realmente disponível e possa ser posta à prova em circunstâncias reais.

2 comentários:

  1. E será que tem alguma protecção para emparelhar os dispositivos ou eu poderia usar o carregador do meu vizinho do lado sem ele saber??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles referem várias possibilidades: como postos públicos que poderiam dar energia para todos; ou postos caseiros limitados apenas a dispositivos autenticados.

      Eliminar