2015/01/23

Windows RT morre com a chegada do Windows 10


O Windows 10 parece ser finalmente aquilo que a Microsoft há muito procurava, como plataforma unificadora de todo o tipo de dispositivos; mas inevitavelmente, a sua chegada irá fazer algumas vítimas - que na verdade já se tratavam de autênticos zombies desde o seu lançamento: os Windows RT.


Parece estar confirmado que o Windows RT terá o mesmo triste fim dos Windows Phone 7, sem ter direito a passar para a próxima versão do Windows, e tendo uma última actualização "cosmética" para servir como prémio de consolação para os que o tiverem (à semelhança do que aconteceu também com o WP7).

É uma situação que nos vem dar razão, pois desde o inicio que dissemos que o Windows RT era um erro - mesmo sendo compreensíveis as "boas intenções" que levaram à sua criação. A Microsoft necessitava de estar presente nos tablets numa altura em que os tablets Androids assistiam a uma queda de preços impossível de igualar pelos tablets Windows; mas como vimos... não demorou para que os tablets Windows "completos" passassem a estar na mesma gama de preços, tornando os RT desnecessários.

Assim, só conseguiram criar uma enorme confusão no mercado: de pessoas que compravam um tablet "Windows" mas que depois descobriam que afinal não podiam correr todos os programas Windows que desejavam; enquanto outros tablets "Windows" afinal já os corriam; e agora voltam a ficar mal vistos por abandonarem os utilizadores que investiram nestes produtos, e que ficarão arredados de entrar na era Windows 10, enquanto que utilizadores com Windows 7 e 8 terão direito a upgrade gratuito.

Verdade seja dita... não haveria nenhuma forma "suave" de encerrar este capítulo que nunca deveria ter sido iniciado. Resta à MS esperar que os utilizadores de Windows RT compreendam a situação e se deixem cativar pelo novo Windows 10... e ter aprendido a lição para que não repita este tipo de casos.

4 comentários:

  1. Não é 100% assim, a Microsoft efectivamente matou o RT/ARM contudo eu que tenho o Surface RT vou receber esse tal update que vão ser maioritariamente cosmetico, contudo com a unificação da Store vamos continuar a ter aplicações novas.

    Eu não estou arrependido de o ter comprado, paguei 199€ faz 2 anos em Junho, nenhum tablet Android tem tanta longevidade para essa gama de preço a 2 anos. Faço tudo o que quero com ele, Word, PowerPoint, internet, filmes etc.

    ResponderEliminar
  2. Pau que nasce torto...

    ResponderEliminar
  3. Sendo os telefones ARM, e o RT ter igualmente um CPU ARM, porque não fazer o shift para Windows Phone?
    Ficaram assim os utilizadores tão prejudicados?

    ResponderEliminar