2015/01/23

Como usar o Priority Mode no Android Lollipop


O Android 5.0 Lollipop veio alterar a forma como se lida com o "barulho" e "silêncio" nos smartphones e tablets, e conta agora com um modo prioritário que poderá baralhar alguns utilizadores quanto ao seu modo de funcionamento. Mas não é difícil aprenderem a tirar o máximo partido dele.

Para quem estivesse habituado aos inúmeros perfis dos telemóveis "do século passado", a ausência desse tipo de controlo nos modernos smartphones era algo anacrónico. Mas finalmente começou-se a dar o devido valor à necessidade de não estar a ser continuamente incomodado com chamadas e notificações, e este Priority Mode pretende ser a solução para todos os casos.

Quando se toca nos botões de volume num Android Lollipop - sem se estar a reproduzir músicas ou vídeos - temos acesso ao volume do sistema, e também a três opções que nos permitem escolher entre modo normal (All) em que recebemos e ouvimos todas as notificações; o modo "none", que as silencia a todas; e este modo "Priority" que funciona como um misto, que deixa passar apenas as coisas que considerarmos importantes.

Quando seleccionamos este modo podemos escolher se queremos que ele fique activo permanentemente, ou apenas durante um certo período de tempo (de 15m a 8h), que é o ideal para que os mais esquecidos não deixem de receber chamadas e alertas ao longo do dia.



Mas para se tirar partido da versatilidade deste Priority Mode temos que entrar na área da sua configuração. É aqui que vamos definir o que consideramos ser prioritário, e onde podemos também definir um agendamento semanal automático para que este modo fique activo (por exemplo, todos os dias à noite) - embora infelizmente não permita criar horário diferenciado para os fins-de-semana.

As três secções principais disponíveis são: eventos e lembrete; chamadas; e mensagens.

Nos eventos e lembretes, não há muito que explicar... ou querem que esses alertas sejam audíveis ou não. Ter em conta que os alarmes são sempre considerados prioritários, pelo que não têm que recear deixar de os ouvir.

Nas chamadas e mensagens temos acesso a algo mais interessante, pois podemos definir se só queremos ouvir chamadas/mensagens que nos sejam enviadas por pessoas na nossa lista de contactos; ou só de pessoas que estejam na nossa lista de favoritos. Quer isto dizer que, se tiverem os vossos contactos mais importantes marcados com uma estrela (como já deverão ter), poderão ter o smartphone em modo silencioso, mas continuarem a ouvir uma chamada ou mensagem de uma dessas pessoas.




A última parte tem a ver com as notificações das apps, e obriga-nos a dar um salto à secção "Sound & notification -> App notifications". Por norma, todas as notificações serão silenciadas - mas se tiverem uma app que considerem prioritária ao ponto de querer continuar a ouvir as suas notificações, só têm que seleccionar a(s) app(s) nesta secção e dizer que as suas notificações são "prioritárias". Neste local também definir se querem bloquear completamente as notificações de uma app que vos esteja a chatear, ou definir que a mesma não deverá apresentar informações "pessoais" no lock screen (se a app estiver preparada para isso).


Ter em conta que neste modo prioritário, embora não ouçam as notificações e chamadas não prioritárias, as mesmas continuam a ser apresentadas no ecrã como normalmente - pelo que a qualquer momento poderão espreitar para ver o estado das coisas... mas sem se arriscarem a que o vosso smartphone comece a apitar a meio de uma aula, reunião, sessão de cinema, ou quando estão a dormir - a não ser que seja algo realmente prioritário.

1 comentário:

  1. Eu (Nexus 5), em "Modo Nenhum" ou "Modo Tudo" ao activar os dados e/ou com perda de rede, o telemóvel muda automaticamente para "Modo Prioritário" contra a minha vontade, bastante desagradável...

    ResponderEliminar