2015/02/01

A alucinante aceleração de um Tesla P85D


Um condutor que se sente ao volante de qualquer modesto automóvel eléctrico ficará impressionado com a capacidade de aceleração imediata e sem hesitação que os seus motores possibilitam. Mas quando se trata de um Tesla P85D... a coisa torna-se "ligeiramente" mais divertida.

A potência de aceleração há muito que é um dos critérios fundamentais para avaliar um automóvel, e muitos carros desportivos contam com modos especiais "de arranque" que maximizam essa capacidade. No caso do Tesla P85D, também temos um curioso modo "insane" que permite mudar do habitual modo de arranque "sport" (que já impõe respeito, com aceleração de 0-100Km/h em 4s) para algo mais alucinante e na gama dos hiper-desportivos.


Melhor que palavras... o melhor é mesmo ver a reacção das "vítimas" a um arraque que os leva dos 0 aos 100Km/h em cerca de 3.2s - e que neste caso parece comprovar que com um carro destes, não será necessário procurar um parque de diversões ou montanha-russa para ter direito a uma descarga de adrenalina.

Mas querem saber algo ainda melhor? Diz-se que a Tesla está a preparar uma actualização que permitirá que este carro acelere até aos 100Km/h em apenas 2.8s!

... E o melhor de tudo, não têm que se preocupar com o preço da gasolina ao fazer estas brincadeiras (embora suspeite que quando chegar a altura de trocar os pneus reconsiderem a coisa - no caso dos 245/35 R21 estamos a falar de algo como 2000 euros para pneus. :)

4 comentários:

  1. E o silêncioso ruído do arranque?!! Brutal...
    Sou um apaixonado por estes full eléctricos. Desafiam todas as ideias pré concebidas que temos em relação a super desportivos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pessoal tem que re-aprender a desassociar potencia com barulho, pois foi uma fase do passado em que era preciso muitas explosões para girar um eixo...

      Eliminar
  2. E o silêncioso ruído do arranque?!! Brutal...
    Sou um apaixonado por estes full eléctricos. Desafiam todas as ideias pré concebidas que temos em relação a super desportivos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas infelizmente a maior parte das pessoas que não conhecem ou não experimentaram um carro electrifico ainda acham que não se ouvir o motor é um ponto negativo... só de pensar no esforço e desgaste de um motor de combustão quando está no red line, que é quando se ouve mais e dá a sensação de potencia mas na realidade é só ali que o motor tem a potencia anunciada, pois com menos rotações a potencia baixa muito, enquanto num electrifico a potencia que temos é apenas limitada pelo pisar do acelerador esteja parado ou a muitas rotações não é preciso ouvir o motor para saber se temos potencia, e o carro reage tão rapidamente (independente das rotações) que é quase como se o pé do acelerador estivesse a carregar nas nossas costas ;)

      Eliminar