2015/02/13

Monitor 4K IPS PB279Q da Asus



Quando testei o monitor 4K PB287Q, fiquei fascinado com a sua resolução, mas "reclamei" do facto de não usar um painel IPS. Agora, a Asus tira-me esse argumento com este novo PB279Q.


Para quem não abdica de ter todas as cores bem definidas, o PB279Q recorre a um painel LCD IPS de 27", com 10 bits de cor e 100% sRGB. Alie-se isto à sua resolução UHD 4K (3840x2160) a 60Hz e temos um monitor que vai atrair as atenções...

A nível de conectividade temos portas DisplayPort 1.2 e Mini DisplayPort (obrigatórias para suportar a resolução 4K a 60Hz), para além de quarto portas HDMI 1.4/MHL (Mobile High-definition Link) que facilita a ligação de múltiplos dispositivos e equipamentos móveis ao monitor.

O PB279Q pode reproduzir de forma simultânea várias fontes de vídeo 4K/UHD. O modo Picture-in-Picture (PiP) apresenta uma janela com a segunda entrada num dos quatro cantos do ecrã. O modo Picture-by-Picture (PbP) divide o ecrã para acomodar até quatro entradas de vídeo separadas, para que o utilizador possa facilmente alternar entre a fonte principal e este modo, incluindo fontes de áudio. O PbP permite que o utilizador organize as janelas com entradas de conteúdo de quatro formas diferentes, e pode suportar quatro janelas 4K/UHD simultâneas.


Este monitor Ultra HD 4K da Asus já está disponível em Portugal com um preço recomendado de 775 euros.


... Felizmente, ainda posso continuar a "reclamar" da falta do G-Sync... ufa!

7 comentários:

  1. Antes de pensarem ir comprar um monitor 4K, aconselho a verificarem se têm placa gráfica que aguente e a ver o que acontece às janelas e programas no Windows num monitor 4k. O Windows 8.1 apesar de já ter settings para compensar a quantidade de pixeis que existe num monitor desses, ainda não é perfeito. Existem programas que foram pensados no tamanho de janelas em pixeis e esses temos que ter lupa para conseguir ver ;) . Talvez o 10 venha resolver isso. A meu ver gastar dinheiro num monitor 4K ainda não é dinheiro bem gasto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa neste caso até acho q é da parte dos developers... se eles n se mexerem, nada vai por os seus softwares nativos em 4k

      Eliminar
  2. Não percebo porque te queixas da falta de uma solução proprietária de um vendedor de GPUs quando já estão a caminho monitores com um standard aberto disponíveis ou a caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o sistema standard seria o ideal - mas infelizmente é coisa que não deverá chegar ao mercado antes de mais 2 ou 3 anos (ou mais, uma vez que é uma funcionalidade "opcional"). Quando lá chegarmos, muito bem... até lá, temos que nos resignar a usar o que existe hoje.

      Eliminar
    2. Por acaso chegam em Março de 2015 os da Samsung e salvo erro já existem vários á venda. Não sei se vem activo por default realmente.

      Eliminar
  3. Boas, pergunto a quem sabem, se com este monitor é possível ligar uma box da MEO ou cabovisão através de HDMI e conseguir ver TV enquanto estou a trabalhar no PC com 2 ou 3 sites abertos?
    Placas de TV no PC está fora de alternativa, atualmente tenho um monitor-tv com pip com resolução de 1980/1020 mas como preciso de 3 sites abertos, esta resolução de 4k acho que seria o indicado.
    Pergunto isto porque faço apostas online e em directo quando estou a ver jogos de futebol ou tênis.
    Agradeço a vossa ajuda.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Olá, eu tenho um monitor p2715q e um notebook dell m3800, gostaria de saber como faco pra colocar o meu monitor a (3840x2160 a 60hz) pois na porta hdmi só vai até 30hz.

    ResponderEliminar