2015/02/12

Facebook vai deixar utilizadores escolherem alguém para tratar da sua página após a sua morte


Ainda estamos habituados a considerar todo o mundo da internet e redes sociais como sendo algo "novo", mas a verdade é que o tempo passa para todos e os serviços começam a ser obrigados a lidar com a questão da morte dos seus utilizadores. No caso do Facebook, já tem uma solução que deverá agradar à maioria das pessoas.

O Facebook vai deixar que os utilizadores definam a pessoa que será responsável pela sua página após a sua morte, acabando assim com todos os problemas das páginas que ficam "congeladas" para sempre, sem que amigos ou familiares a elas tenham acesso.

Ainda assim, não se pense que este acesso póstumo é feito de forma indiscriminada. Esta pessoa tem um acesso bastante limitado à conta, e não pode alterar nada do que o utilizador tiver lá colocado (se lá tiverem uma foto embaraçosa, podem ficar descansados/horrorizados por saber que ela lá permanecerá, por muito que a pessoa que cá fica gostasse de a eliminar). Este gestor também não pode eliminar a conta, nem sequer passar o testemunho a outra pessoa - algo que, a par da limitação de se poder escolher apenas uma pessoa como gestor póstumo, poderá causar algumas dificuldades na escolha da "pessoa certa".

Esta funcionalidade irá estar disponível em "Settings->Security-> Legacy Contact (no fundo da página)", mas de momento ainda está a ser disponibilizada de forma faseada.


Relembro que, em 2013, o Google também implementou um sistema para lidar com a morte dos utilizadores, em que é possível definir um período de inactividade, ao fim do qual poderemos dar acesso selectivo dos vários serviços do Google aos familiares e amigos que desejarmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)