2015/02/19

OpenStreetMap ganha navegação (e promove a correcção dos mapas)


O OpenStreetMap é um dos serviços mais acarinhados pelos fãs dos mapas, e que obtém os seus dados graças à contribuição dos próprios utilizadores, e agora passa a contar com duas novidades: navegação no próprio site, e com isso promove a identificação e correcção de erros.

Poderia achar-se caricato que, para um serviço que disponibiliza os mapas para centenas (ou milhares) de apps e serviços de navegação, o OpenStreetMap não disponibilizasse na sua própria página, qualquer funcionalidade de navegação. Isso fica agora resolvido, e os fãs do OpenStreetMap poderão planear as suas rotas sem terem que se dirigir a sites externos.

Mas o serviço diz que aquilo que se torna mais importante com esta novidade não é o facto de poderem fazer a navegação na página - funcionalidade que praticamente todos os utilizadores já utilizarão noutras apps ou serviços - mas sim o facto de as rotas calculadas e apresentadas no site poderem ajudar a identificar potenciais problemas com os mapas, e que poderão ser rapidamente corrigidos dando um salto à edição dos mesmos (a grande vantagem que o distingue de todos os outros serviços de mapas).

Ao olhar-se para um mapa, poderemos detectar uma estrada incorrecta, mas é mais complicado detectar potenciais sentidos proibidos errados, ou proibições de virar à esquerda/direta nos cruzamentos. Com uma rota apresentada no mapa, esses erros tornam-se muito mais visíveis, e é essa a grande mais valia que o OSM pretende obter da "navegação" que agora foi adicionada.

2 comentários:

  1. Mapeador quase desde o início. Adoro o OSM.

    ResponderEliminar
  2. Já vi, na prática incluíram o sistema de navegação desses sites externos no próprio OSM. Boa escolha.

    ResponderEliminar