2015/02/22

Os incríveis computadores mecânicos dos anos 50


Se pensam que só com o surgimento do transístor e do circuito integrado é que chegaram os computadores, estão bem enganados. Antes de se imaginar que isso algum dia seria possível há havia necessidade de ter máquinas que auxiliassem na realização de cálculos complexos... e isso era uma tarefa realizada por computadores puramente mecânicos.

Para quem, hoje em dia, está habituado a imaginar bits e bytes e equipamentos sem partes móveis, estes computadores mecânicos são autênticas relíquias, mas que não deixam de ser fascinantes para todos os que se interessam em ver "coisas a mexer".

Hoje trago-vos mais um daqueles deliciosos vídeos dos anos 50, que nos mostra como a marinha norte-americana recorria a estas espantosas máquinas para fazer o cálculo de tiro, introduzindo vários "inputs", e obtendo os respectivos "outputs"... tudo de forma mecânica.

Parece impossível todo o trabalho e volume necessário para fazer operações que hoje em dia poderiam ser feitas em meia dúzia de linhas de código em software...


1 comentário:

[pub]