Todas as pessoas conseguem ter a percepção do que são coisas "pequenas" ou "grandes", mas quando se entra em áreas do infinitesimamente pequeno (ou grande) isso passa a ser bem mais complicado. Hoje, vamos espreitar o pequeno tamanho de um átomo.
Saber que toda a matéria é constituída por átomos é algo que facilmente se percebe. Um pouco mais complicado é explicar que mais de 99% do seu volume é "espaço vazio" e que só não andamos a atravessar as coisas tipo fantasmas devido às forças que os átomos exercem uns sobre os outros.
Mas, para se ter uma ideia a diminuta dimensão de um átomo, temos vários exemplos no vídeo que hoje vos trago, e que começa por nos dizer que na espessura de um cabelo poderemos ter meio milhão de átomos de carbono. (O que quer dizer que, se quisessem ter um qualquer material com uma espessura de apenas um átomo... seria 500 mil vezes mais fino que um cabelo.)
... É daquelas coisas que é sempre divertido ver... pensar um bocado... e depois parar de pensar para não se queimarem demasiados neurónios - a não ser que queiram seguir carreira nesta área. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)