2015/02/07

Riding Light leva-nos à velocidade da luz do Sol a Júpiter


A mente humana tem dificuldade em lidar com coisas à escala cósmica, mesmo quando se tratam de coisas tão "pequenas" como as do nosso sistema solar. Este Riding Light mostra-nos como seria apanhar boleia num fotão projectado pelo nosso Sol.

Já temos visto alguns projectos que nos tentam dar uma ideia do imenso espaço que separa os planetas do sistema solar; mas este Riding Light mostra-nos que mesmo à velocidade da luz, até os gigantes do sistema solar não passam de pequenas partículas perdidas num espaço assustadoramente vasto.

Se quiserem ver a Terra terão que esperar mais de 8 minutos... e para chegarem a Júpiter terão que esperar 43 minutos (ou saltarem para a frente, sem qualquer preocupação com a impossibilidade de viajarem mais rápido que a velocidade da luz).

... Felizmente o vídeo começa com o fotão a sair da superfície do Sol; é que devido à enorme densidade do núcleo do Sol, cada fotão gerado no seu interior pode andar por lá "a fazer ricochete" por dezenas ou centenas de milhares de anos até finalmente conseguir chegar à superfície. :)

8 comentários:

  1. Dá ideia que a maior parte dos planetas estão a 45minutos luz de distancia mas depois de Jupiter ainda faltam uns quantos até chegar a plutão (que foi recentemente despromovido de planeta) e está a 13 horas luz...
    Já agora a estrela mais próxima está a 4.2 anos luz.. para eles o nosso Sol é um pixel num monitor 8k OLED (ou com negros equivalentes ;)

    ResponderEliminar
  2. Já agora alguém sabe qual é a distancia que estamos do veradeiro centro do universo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impossível de saber pois ninguém sabe o tamanho do Universo, o Universo que se conhece é o que conseguimos fisicamente ver. Daí lhe chamarem Universo Visível.

      Eliminar
    2. Pois, andei a ver uns videos e aparentemente nem os Srs mais sábios o sabem ;)
      https://www.youtube.com/watch?v=oTmJgUJcDyc

      Eliminar
    3. Segundo a teoria do Big Bang, não há um centro. O centro é em toda a parte.

      Eliminar
  3. Já agora aqui ficam uns complementos para quem queria ter uma melhor noção das escalas:
    https://www.youtube.com/watch?v=GP53b__h4ew (até ao fim do sistema solar)
    https://www.youtube.com/watch?v=jEeJkkMXt6c (até à estrela mas proxima)
    https://www.youtube.com/watch?v=6nVysrZQnOQ (diametro do universo observavel)
    este Sr tem mais uns videos relacionados, quem quiser é só ver na lista dele..

    ResponderEliminar
  4. Um fotão desloca-se à velocidade da luz. À medida que nos aproximamos da velocidade da luz, o tempo abranda. À velocidade da luz, o tempo pára. Logo, o fotão, no momento em que é emitido, neste caso, pelo Sol, é imediatamente absorvido pelo corpo que atinge em qualquer parte do Universo. Por conseguinte, "ir à boleia de um fotão" é uma expressão pouco exacta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderia dizer-se que esse "imediatamente " é relativo. :)

      Eliminar