Parece que o recém lançar Raspberry Pi 2 vem com uma "feature" inesperada e que torna este micro-computador um pouco tímido relativamente a fotos com flash e luz laser. Quando sujeito a certos tipos de luz, o Raspberry Pi 2 pode desligar-se automaticamente.
Os efeitos da luz sobre os circuitos electrónicos não são nada de novo (certamente já terão ouvido falar dos foto-transístores, ou das células foto-eléctricas), e aqui estamos precisamente sobre o mesmo tipo de efeito, embora de forma inesperada e não intencional: quando exposto a certos tipos de luz, como lasers ou flashs de xénon, o Raspberry Pi 2 pode desligar-se espontaneamente.
Isto acontece porque o chip responsável pela gestão da energia no RPI2 é um chip em formato WL-CSP.
Normalmente os chips vêm recobertos por um material plástico e com os pinos de contacto expostos para serem encaixados ou soldados num placa. Mas no caso destes WL-CSP a parte inferior não vem coberta por plástico, permitindo que sejam mais compactos. No entanto, tem também como consequência que o chip fique sujeito a estes comportamentos quando exposto a estes tipos de luz.
Sendo um bug curioso, é também de fácil resolução: bastará usarem o RPI num caixa opaca de forma a que o chip não fique exposto à luz; ou então aplicarem qualquer material em redor do chip de modo a impedir que a luz chegue à sua parte inferior. E não precisam ter receio, pois este curioso efeito não danifica o Raspberry Pi 2 (e até já estou a imaginar que alguém utilizará este "bug" de forma criativa para qualquer projecto.)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)