2015/02/10

Google passa a dar (melhor) informações sobre doenças

Há muito que é conhecido o interesse do Google pela área da saúde e medicina, e agora o Google passa a ter mais conhecimento sobre doenças, que passam a integrar o seu sempre crescente Knowledge Graph.

O Knowledge Graph é a base de conhecimento que permite ao sistema do Google saber "interpretar" as informações, de modo a que nos possa responder a coisas como "qual é a altura da Torre Eiffel?" - e onde é capaz de identificar a Torre Eiffel como estrutura, com uma altura associada, e ir buscar esse elemento.

E agora, para além de tudo que já lá constava, passam também a estar informações médicas.


O Google diz que uma em cada 20 pesquisas é relativa a situações de saúde, e é importante que essa informação seja disponibilizada da forma mais imediata e clara possível. Com esta actualização, serão exibidas coisas como os sintomas, tratamentos, e até ilustrações nalguns casos.

Claro que nada disto dispensa a ida ao médico... mas contribuirá para que possam ficar a saber um pouco mais sobre o problema que vos aflige (quer pessoalmente ou a outra pessoa). Embora... por outro lado, imagine que isto vá dar azo a que mais pessoas comecem a "interrogar" os médicos sobre isto e sobre aquilo (... não que isso seja mau.)

Mais uns anitos, e bastará apontar a câmara do smartphone para uma pessoa para fazer um diagnóstico automáticp? :)

1 comentário:

  1. Também acho util e eu acho que ainda existe uma grande tradição de afastamento do medico com o paciente e muitas vezes nem explicam o que estão a diagnosticar ou o que imaginam ser (pode ser porque não têm a certeza ou porque não querem ser interrogados)
    Mas eu penso que os medicos não devem gostar do Google ou que as pessoas tenham acesso a tantas coisas, mas eu acho que a Internet permite extender a educação praticamente até onde se quiser ir, e isso só pode ser uma coisa boa...
    PS: Já existem umas apps para diagnosticar melanomas apontando o smartphone para os sinais...

    ResponderEliminar