2015/02/24

Siri em Português no iOS 8.3 Beta 2


A Siri foi anunciada com pompa e circunstância no iPhone 4S e desde logo foi mais uma das novidades que pouco ou nada afectou a vida dos portugueses... por não saber falar português. Mas parece que finalmente isso está prestes a mudar, com a chegada do iOS 8.3.

Os rumores de que a Apple estaria a "ensinar" Português à Siri foram surgindo repetidas vezes ao longo dos anos... mas a verdade é que sempre voltaram a cair no esquecimento, sem que nada de concreto surgisse ao longo das novas versões do iOS que foram surgindo.

Agora, surge pela primeira um indício real e concreto de que isso poderá finalmente estar prestes a acontecer: na versão beta 2 do iOS 8.3 a Siri já reconhece novas línguas, e entre as quais encontramos o português (e com as restantes a serem: russo, holandês, dinamarquês, sueco, tailandês, turco, e inglês para a índia.)

Ainda falta esclarecer se será mesmo português de Portugal ou português do Brasil, e mesmo assim será necessário relembrar que é uma versão beta e que poderá sofrer alterações até ao seu lançamento oficial, que ainda estará a vários meses de distância (a versão 8.2 deverá chegar apenas em Março/Abril; pelo que esta 8.3 só deverá chegar alguns meses mais tarde...)

Actualização: parece que será mesmo português do Brasil... mas resta a esperança que o português de Portugal não fique esquecido. (E é também estranho que a Siri cometa tantos erros a falar português, quando o "text to speech" em Português já funcionava de forma excelente - mas, por algum motivo ainda é uma versão beta, certo?)

4 comentários:

  1. Pronto, mesmo sendo português do Brasil, vou deixar de enviar o meu email mensal ao Tim C. sobre o porquê da Siri não falar a 7ª língua mundial mais utilizada...

    (penso que entre 10 e 200 e tal milhões, o sotaque será o da maioria..., infelizmente).

    ResponderEliminar
  2. Segundo a Wikipedia o português é a 5ª língua língua mais falada nativamente e a 6ª como língua nativa e segunda língua. Além disso o ensino obrigatório do português nos currículos escolares é observado no Uruguai e na Argentina. Segundo estimativas da UNESCO, o português é um dos idiomas que mais crescem entre as línguas europeias após o inglês e o espanhol. O português é o idioma que tem o maior potencial de crescimento como língua internacional na África Austral e na América do Sul. Espera-se que os países africanos falantes da língua portuguesa tenham uma população combinada de 83 milhões de pessoas até 2050. No total, os países de língua portuguesa terão por volta de 400 milhões de pessoas no mesmo ano.
    Portanto só peca por tardia a inclusão do português como língua suportada pela Siri.

    ResponderEliminar
  3. português do Brasil

    Nothing to see here

    ResponderEliminar