2015/02/16

Vê o sinal WiFi em 3D em alta-resolução

Para a maioria das pessoas, o WiFi é algo que simplesmente funciona; para outras, uma dor de cabeça que parece desafiar qualquer explicação científica. O melhor seria vemos realmente como é que um sinal WiFi é, e foi precisamente isso que foi feito neste projecto de visualização 3D.

Na base do sistema esteve um pequeno módulo com um LED que ia mudando de cor conforme a força do sinal. Depois de vários testes em 2D, o módulo foi aplicado numa máquina CNC que permitiu fazer a medição do sinal WiFi com precisão num espaço 3D.

Ao visualizar os dados obtidos como informação volumétrica com "voxels" (pixeis tridimensionais, ao estilo dos blocos no Minecraft), revelam as complexas estruturas da força do sinal WiFi que na verdade não são tão aleatórias como se pensa e que revelam os pontos de maior intensidade/falta dela relacionados com o seu comprimento de onda. Algo que explica porque motivo se pode ter rede fraca num determinado ponto... mas ter sinal excelente poucos centímetros para o lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)