2015/02/05

YouTube testa sistema multi-câmaras controlado pelo utilizador


O YouTube está a experimentar uma funcionalidade que vai copiar uma das capacidades raramente utilizadas nos DVDs e Blu-rays: a possibilidade de seleccionarmos uma câmara que nos mostra um ângulo diferente do que se está a ver.

Os vídeos multi-câmara/multi-ângulo foram usados até à exaustão para demonstrar a superioridade dos formatos de vídeo digitais, mas a verdade é que, para além da indústria de entretenimento para adultos, raros são os casos de filmes que tirem partido disso. Agora, é a vez do YouTube tentar a sua sorte e popularizar esta técnica, e como vídeo de estreia temos uma actuação de Madilyn Bailey no YouTube Music Night.

Para além do vídeo habitual, este sistema faz surgir na parte lateral diferentes perspectivas filmadas por outras câmaras, que nos transformam num autêntico "realizador" com total controlo sobre o que queremos ver e quando. Podemos seleccionar uma visão mais ampla, ou centrar-nos sobre alguns dos artistas, ou até virar o nosso olhar para o público. E os "thumbnails" das diferentes câmaras vão-se actualizando a cada poucos segundos (e desaparecem de vista caso não se mexa no rato durante algum tempo).

O YouTube diz que este sistema não obriga a qualquer trabalho adicional por parte dos produtores de conteúdos (para além de disponibilizar os diferentes vídeos), mas que o sistema ainda não está preparado para ser aplicado em grande escala. Inevitavelmente, podemos imaginar que mais cedo ou mais tarde o YouTube possa fazer uma compilação automática de centenas ou milhares de vídeos gravados pelos espectadores de um concerto, deixando-nos saltitar de câmara em câmara... e isto para não falar na criação de autênticos vídeos "virtuais" estilo "Photosynth" com base em toda essa informação sincronizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)