2015/03/16

Android 5.1 revela VPN do Google


Com a questão da segurança e privacidade, os serviços de VPN são uma coisa que se está a tornar cada vez mais popular e necessária (até para contornar os bloqueios que alguns países fazem a sites "indesejados"), e o Google parece estar consciente disso como revela a presença de uma VPN no seu mais recente Android 5.1.

Longe vão os tempos em que se podia ter a ilusão de que ninguém se iria dar ao trabalho de espiar aquilo que se fazia na internet. Hoje em dia é praticamente garantido que tudo o que é feito está a ser registado e arquivado; e como se isso não bastasse, é extremamente simples alguém criar hotspots WiFi que se fazem passar por serviços gratuitos, mas que estão a registar todos os nossos dados.

Será precisamente para evitar este último caso que o Google parece estar a preparar um serviço próprio de VPN que entrará em acção para proteger as nossas comunicações quando se usam rede WiFi públicas.

Esta funcionalidade não está acessível de forma directa, nem tão pouco parece estar ainda funcional, mas parece ser uma indicação clara de que o Google irá ter novidades neste campo para breve - e que também poderão estar relacionadas com o facto de estar a preparar a sua entrada no mercado como operador de telecomunicações, e onde o serviço deverá poder transitar sem interrupções entre o modo celular e WiFi tal como actualmente as redes celulares mudam de célula para célula.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)