2015/03/18

Carbon3D promete revolução nas impressoras 3D


As impressoras 3D estão a revolucionar o mercado, mas não é por acaso que os vídeos que as mostram em funcionamento são feitos em "time-lapse", para condensar as horas necessárias para a criação de um objecto. Agora, a Carbon3D apresenta uma impressora que pode imprimir peças complexas em minutos.

A Carbon3D usa um novo sistema de impressão, que pode parecer idêntico ao das impressoras de solidificação de resina, mas que tem como grande vantagem dispensar o processo tradicional de solidificação por camadas e usar um método de impressão contínua - no qual o objecto vai emergindo da resina pronto a usar.


Em vez de um laser que solidifica lentamente a resina em cada camada, aqui temos uma base transparente que deixa passar o oxigénio necessário para manter a resina líquida, e onde um projector vai projectando continuamente a imagem a solidificar.

A diferença de velocidade fala por si: objectos que podem demorar entre 3 e 12h a imprimir noutras impressoras podem agora ser impressos em apenas 7 minutos. E os seus criadores dizem que esta mesma técnica poderá ser utilizada de forma ainda mais rápida, permitindo que o seguinte exemplo que vemos acelerado de 7 para 1 minuto, possa acontecer em tempo real.

Para além da velocidade, que por si só abre todo um novo conjunto de possibilidades (por exemplo, a impressão de próteses "na hora" - mesmo durante uma operação), a qualidade e acabamento das peças impressas é superior à das impressoras concorrentes, pois deixa de ter aquela textura derivada do processo por camadas.

Agora só falta saber o preço...


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)