2015/03/19

França já começou a censurar sites com os quais não concorda


O ataque ao Charlie Hebdo fez reacender o sentimento de insegurança e de combate ao terrorismo em França, acelerando a adopção de várias medidas que no entanto parecem estar a ser aproveitadas para silenciar tudo aquilo que o Governo Francês considera indesejável.

Um francês que tente aceder ao site "islamic-news.info" será redireccionado para uma página governamental com um aviso de que estão a tentar aceder a uma página com conteúdos que incentivam e promovem actos de terrorismo. Uma acusação prontamente refutada pelo criador do site, que refere que apenas tem publicado notícias de opinião (e sendo um forte crítico do regime Sírio) e que em nenhuma delas defende o terrorismo - pelo contrário, até denunciou às autoridades um combatente sírio que estava a defender a realização de ataques terroristas na Europa.

O que será ainda mais preocupante é que este bloqueio e censura do seu site foi feito sem qualquer aviso, e sem que tenha sido contactado quanto ao conteúdos do seu site; e como tal, não tendo sequer direito a clarificar a questão. Trata-se de silenciamento puro e simples, e que se torna preocupante num país Europeu que tradicionalmente tanto se debateu pela "Liberdade, Igualdade, e Fraternidade".

O recurso a qualquer método de censura é um tema sempre sensível, e que como fica demonstrado, pode facilmente passar das "boas intenções" a uma ferramenta que até dá jeito para silenciar todas as vozes discordantes. E há que ter em conta que serão muitas as vozes injustamente silenciadas que nem sequer chegarão a ter conhecimento do público em geral.

Por cá, felizmente ainda não temos que lidar com situações como esta, mas não deixará de ser já preocupante vermos tentativas de censura de sites indesejados (sem que tenham qualquer efeito prático na realidade). Esperemos no entanto, que nunca tenhamos que lidar com páginas do governo escritas a lápis azul, ao tentarmos aceder a qualquer site.

2 comentários:

  1. Hey, ainda não é 1 de Abril ;) ;)
    Sério? ainda conseguem ser mais palermas que no Reino Unido?!
    Na informática, e possivelmente no resto das situações "Security through obscurity" nunca funcionou/durou...
    Aliás, já dizia a minha avó, o fruto proibido........

    ResponderEliminar
  2. AInda por cima toda a gente sabe que os ataques charlie foram perpetrados pela mossad, qq idiota vê isso após uns dias de investigação, já liberdade de expressão para falar a verdade sobre israhell já não é permitido, de israhell vem todo o tipo de discursos xenófobos e racistas, até um campo de concentração em israhell existe com milhares de africanos, mas qq jornalista que tente falar disso é logo abafado, já dizia o voltaire, se quiseres saber quem te governa descobre quem não podes criticar, como um ex primeiro ministro francês disse há 4 semanas, basta pesquisar, afrança está sobre o domínio sionista de israhell, que é dos regimos mais racistas do mundo, um sítio que defende a supemacria de uma raça ou religião num local, é racismo, mais nada.... toda esta censura beneficia quem? é essa a pergunta Israhell, mais nada,na base da tanga do anti-semitismo tudo se censura, é a nova caça às bruxas... qq idiota informado vê isso...

    ResponderEliminar