2015/03/31

Gestão de fotos do Google passa para o Google Drive


Já tinha sido revelado que, depois de tanto se ter esforçado por tornar o Google+ no núcleo central dos seus serviços, o Google inverteu as suas intenções e se preparava para de lá tirar a dependência de alguns elementos de maior importância. E agora esse dia chegou, com a gestão das fotos e imagens a passarem para o Google Drive.

O Google há muito que parece ter uma relação de amor/ódio com as fotografias. Em tempos dedicava toda a sua atenção ao Picasa (que parece ter ficado esquecido), depois ao Google+ (onde conseguiram complicar aquilo que se desejava ser simplificado), e agora... vamos ver que tal corre ao passarem este trabalho para o Google Drive.

A ideia é simples, acabar com a confusão da gestão de fotos no Google+ (nem queiram saber o que é tentar gerir albuns quando o Google insiste em considerar que todas as imagens que coloco aqui no Aberto até de Madrugada como "fotos" de interesse pessoal!) e voltar às coisas simples: fotografias em pastas no Google Drive, que podem facilmente ser geridas da forma tradicional.

Estas fotos irão surgir em novas secções na apps do Drive para iOS, Android e também na web; mas isto não significa que irão desaparecer do Google+, que deverá continuar a funcionar como até agora, e continuar a disponibilizar as funcionalidades de auto-melhoramento de fotos, agregação das mesmas em álbuns automáticos, etc.

Se ainda não vos aparecerem as fotos no Google Drive é questão de esperarem mais algum tempo, pois o processo irá sendo feito de forma faseada e demorará várias semanas até que chegue a todos os utilizadores. (Por mim, só quero saber se o Google vai "infestar" o Drive com todos os álbuns associados aos blogs...)

1 comentário:

  1. Parece boa ideia!
    Falta ver como ficará na realidade a funcionar. A verdade é que eu já preferia fazer o upload das fotos para a Dropbox ou para o OneDrive para poder ter as mesmas disponíveis no PC. Assim, talvez comece a usar um pouco mais a Google Drive. :D

    ResponderEliminar