2015/03/10

Google lança Android 5.1 com suporte Multi-SIM e protecção contra roubo


Depois de meses de espera, eis que finalmente o Google lança o seu Android 5.1, com o qual se esperam ver resolvidos muitos dos bugs e problemas que têm atormentado os utilizadores do Android Lollipop, e que também chega com novidades como o suporte multi-SIM e sistema anti-roubo.

Embora o Google não entre em detalhes quanto às correcções feitas, é referido que este novo Android 5.1 vem com melhorias a nível da estabilidade e desempenho do sistema. Esperemos que isso inclua o problema de gestão de memória nos Nexus 5 que o tornam incrivelmente lento ao final de algum tempo - e também seria agradável que desse a opção aos utilizadores dos Nexus 6 e 9 de desligarem a encriptação de dados, para acelerarem o acesso à memória.

Teremos que esperar para ver, mas há outras coisas que serão bem vindas desde já. O Android 5.1 passa a suportar nativamente equipamentos multi SIM, o que facilitará o processo de integração e actualização destes dispositivos, que até aqui necessitavam de ter suporte adicionado pelos fabricantes. E o Device Protection funciona como sistema anti-roubo, em que um dispositivo marcado como perdido ou roubado continuará a pedir a password do utilizador legítimo mesmo depois de alguém ter tentado fazer um reset completo (uma funcionalidade que no entanto ficará dependente do suporte por hardware - mas inclui os Nexus 6 e Nexus 9.)

Por fim, este Android 5.1 também ganha sistema HD Voice para chamadas de voz com maior qualidade de som (entre dispositivos compatíveis e em redes que suportem esta funcionalidade), e melhorias na ligação a rede WiFi e gestão dos dispositivos bluetooth a partir dos Quick Settings.


... Como sempre, agora é só "desesperar" até que esta actualização chegue ao nossos smartphones (o que pode demorar muitas semanas, dependendo da "lotaria" da disponibilização faseada.)

6 comentários:

  1. Já estou a sacar a factory image para o Nexus 5!!

    ResponderEliminar
  2. Finalmente Multi-SIM no Android!! Já chega de cada marca implementar de uma maneira diferente...

    ResponderEliminar
  3. Eu já tenho instalado.
    É executar o flash-all.bat e pronto.
    Mas antes editar o ficheiro e retirar o "-w" da ultima linha para não fazer um wipe ao sistema.
    Faz apenas actualização.
    A seguir Nexus Root Toolkit e fazer root + TWRP.
    Em meia hora tá a coisa feita

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. O kernel aqui instalado:
    http://abertoatedemadrugada.com/2014/11/como-converter-o-nexus-7-para-f2fs.html
    suporta a rom do 5.1?

    Recebi o aviso via OTA que tinha a atualização disponível, mas quando faz o restart aparece um android com o "capot" aberto e um sinal de perigo vermelho e acaba por arrancar sem ter atualizado.

    Antes de atualizar manualmente quero garantir que o kernel suporta a rom.

    ResponderEliminar
  6. claro que esse kernel antigo não funcina com Lollipop 5.1.
    O kernel do Francisco Franco já suporta, versão 72.
    Só se consegue fazer a actualização se o telefone estiver stock

    ResponderEliminar