2015/03/26

Google Maps ganha informação de trânsito melhorada em Portugal


Saber o estado do trânsito é factor fundamental para planear as rotas mais eficientes, e o Google passa a dar-nos dados melhorados para quem percorre as estradas de várias cidades portuguesas.

Há muito que o Google Maps continha informação sobre o trânsito nas estradas nacionais, mas eram dados que apenas se aplicavam às vias principais. Agora essa informação passa a contar também com o trânsito em estradas locais, e com maior resolução - indicando as secções com maior/menor trânsito.

Para além de podermos ver a informação de trânsito em tempo real (Live Traffic) nos locais onde o serviço estiver disponível, temos também a possibilidade de ver o padrão de trânsito habitual para cada hora do dia e dia da semana escolhendo o "Typical traffic" e seleccionando o dia e hora respectivo. Uma opção bastante útil para quando se quer planear um percurso com antecedência e se quer ter em conta o trânsito que poderá estar nessa altura.

O Google não refere a fonte de informação para estes dados, pelo que não se sabe até que ponto é que terão em conta os dados oriundos do Waze - mas é bem provável que de uma forma ou de outra estejam a dar-lhe uso (no caso dos alertas já o estão a fazer há algum tempo.)


[obrigado ao José Brito pela dica :]

8 comentários:

  1. Estes dados devem vir de uma empresa ( que não me lembro o nome) que coloca sensores nas estradas para o efeito

    ResponderEliminar
  2. De uma forma geral, qual a vossa opinião no frente a frente meo drive vs maps?

    ResponderEliminar
  3. De uma forma geral, qual a vossa opinião no frente a frente meo drive vs maps?

    ResponderEliminar
  4. Eu uso diariamente o GMaps para saber qual o melhor trajecto casa-emprego-casa pois tenho que atravessar Lisboa e ele diz logo 2 ou 3 trajectos com tempos diferentes com base no transito actual e por vezes mostra tempos que diferem de 20 para 40 minutos, basta haver um acidente na 2a circular, (penso que são dados dos outros condutores que estão a usar o GMaps como GPS). Infelizmente nem sempre reflecte todas as estradas, (apenas as mais movimentadas que deve ser onde andam outros condutores a navegar e já é uma grande ajuda) mas se os carros viessem com isto de origem com isto havia muito mais informações em todas as estradas. Assim além de beneficiar com estes dados também dou o meu contributo para estarem mais actualizados, e no fim do mês gasta-me em média cerca de 100MB usando todos os dias cerca de 1hora/dia que não faz grande mossa no plano de dedos com 1GB/mes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel, usa o Waze que é bem melhor e mais fiável em termos de transito. Caso não saibas o Waze é da Google.

      Quantos mais usarem o Waze para qualquer trajecto que façam melhor para todos!

      Eliminar
  5. Tinhas a dica no teu G+ do AADM há alguns dias!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://plus.google.com/117478458439086728629/posts/FFUiCgrRqbJ

      Eliminar
    2. Quase todos os posts do AadM são agendados com vários dias de antecedência... :)

      Eliminar