2015/03/31

Lâmpadas de grafeno chegam ao mercado este ano


Se pensavam que os LEDs e OLEDs tinham o seu futuro assegurado no campo da iluminação, eis que surge um novo concorrente que promete superar a sua eficiência: lâmpadas de grafeno.

O grafeno é um dos "produtos milagrosos" e com o qual se esperava revolucionar diversas áreas, e agora ficamos a descobrir que a iluminação será uma delas. Investigadores da Universidade de Manchester criaram uma lâmpada de grafeno que dizem ser capaz de superar a eficiências dos LEDs, produzindo mais luz, tendo maior longevidades, e consumindo cerca de 10% menos energia. Um conjunto de vantagens que os consumidores poderão começar a sentir em breve, com a promessa de que estas lâmpadas chegarão ao mercado antes do final do ano - tornando-as no primeiro produto comercial de consumo a usar este material.

Este anúncio não deixa de ser surpreendente considerando que o o grafeno é um material de produção ainda complicada, e pelo facto de nos dizerem que estas lâmpadas chegarão às lojas a preços altamente competitivos (inferiores a €20). Algo que é explicado pelo facto de cada lâmpada usar apenas uma quantidade muito diminuta deste material.

Fico com curiosidade em saber como é que esta lâmpada se comportará face a cenários em que esteja sujeita a ciclos de ligar/desligar frequentes (embora o facto de ser referido que se trata de um "LED" revestido a grafeno nos faça pensar que terá todas as vantagens dos LEDs, mas melhoradas) e o nível de calor produzido - mas para já ficamos a saber que a lâmpada será "dimmable", o que também não deixará de ser atractivo. Vamos lá aguardar por estas lâmpadas, e esperar que não haja atrasos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]