2015/03/29

Smartwatch Emvio quer gerir o nível de stress dos utilizadores


O dia de hoje parece estar condenado a ser dedicado aos relógios, e como não há duas sem três, eis que vos trago mais um projecto de smartwatch que surge no Kickstarter, e cujo factor de diferenciação assenta na sua suposta capacidade de monitorizar continuamente o nosso nível de stress.

Já sabemos que os smartwatches estão "condenados" a evoluir a grande velocidade nos próximos anos, replicando aquilo que aconteceu nos smartphones. Hoje em dia até custa acreditar que tudo o que hoje consideramos normal num smartphone (WiFi, GPS, câmaras, acelerómetros e giroscópios, etc.) foram coisas que foram sendo conquistadas a custo.

Nos smartwatches, por agora vamos tendo os sensores para monitorizar a frequência cardíaca, mas inevitavelmente novos sensores irão sendo adicionados. No entanto, para este Emvio, o sensor de frequência cardíaca e de movimento são supostamente suficientes para determinar o nível de stress do utilizador através das variações do ritmo cardíaco. Independentemente de funcionar bem ou não, uma coisa será certamente interessante: esta monitorização da frequência cardíaca é feita de forma contínua e não apenas quando queremos fazer uma medição - como acontece na maioria dos dispositivos.

Quem usar este Emvio terá acesso a um indicador do seu nível de stress numa escala de 1 a 10, e embora diga ter um sistema para ajudar o utilizador a reduzir esses níveis - imagino que alguém que atinja o 10 mais depressa terá vontade de pegar no relógio e atirá-lo contra a parede (particularmente no caso das suas medições não serem fiáveis e ser ele próprio o causado do stress.) Seja como for, será pouco provável que este Emvio consiga superar o recorde do Pebble Time. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)