2015/03/19

Tooway Infinite promete internet "ilimitada" via satélite em Portugal


Muitos portugueses têm a sorte de poder ter ligações à Internet por cabo e fibra, mas há também aqueles para quem o acesso à internet em banda larga continua a ser uma miragem. Para esses, ou para quem necessite ter uma ligação redundante para maior segurança, existe a Internet por satélite como o Tooway da Eutelsat, que agora faz chegar uma modalidade "ilimitada" a Portugal.

O Tooway Infinite da Eutelsat Broadband é uma modalidade concebida para os utilizadores intensivos e pequenas empresas, e que está disponível para os primeiros 1000 subscritores. O serviço disponibiliza velocidades de até 22Mbps de download e 6Mbps de upload, recorrendo apenas a um pequeno prato de satélite - sendo esta a sua principal vantagem, pois assim fica disponível em qualquer ponto do país, mesmo não tendo qualquer "fibra" ou linha telefónica por perto.

[cobertura do serviço Tooway]

Neste tipo de ligações o ponto mais crítico é latência, que neste caso se cifra em cerca de 600ms, e que o serviço tenta minimizar ao navegar na web usando várias técnicas. Ainda assim, não esperem conseguir jogar jogos online multiplayer onde seja necessário um "ping" reduzido.

Também desnecessário seria continuar a usar os adjectivos publicitários que todos conhecemos, neste caso o do serviço "infinito e ilimitado". Na prática, existe um limite bem definido: um utilizador que utilize mais de 100GB de dados por mês terá as suas velocidades reduzidas para 3Mbps de download e 1Mbps de upload. Mas mesmo assim há um ponto positivo, o tráfego realizado durante o período nocturno (da meia-noite às 6 da manhã) não é contabilizado.

Se estiverem interessados... é coisa para 99 euros por mês.

6 comentários:

  1. Não conhecia o link aqui apresentado, nem consigo associar o seu "surgimento" duplicado.

    Certo é que esse e outros tarifários já estão em voga há algum tempo, inclusivamente em campanhas temporárias.

    Aqui fica o link que costumo consultar/acompanhar:

    http://www.satinternet.com/pt/


    Para quem estiver curioso, fica também o link de outro serviço semelhante (o Astra Connect - através de satélites Astra em banda KA), embora pouco divulgado por cá:

    http://www.ses-broadband.com/10334323/en

    ResponderEliminar
  2. Com latencias de 600ms, a nao ser que nao haja packet loss absolutamente nenhum, parece-me impossivel que consigam prestar um servico a 22mbps (sobre protocolos TCP).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo blogs que acompanhei sobre a matéria, um utilizador mencionava conseguir não 22 mas 26Mb em dowload.

      A distância é de cerca 36.000km!, impressionante...

      A emissão em banda KA veio proporcionar diversas vantagens sobre a emissão em banda KU(utilizada para emissão de canais televisivos). Inclusivamente são perspectivadas grandes avanços neste tipo de serviços, dispensando por exemplo uma parabólica fixa... :)

      Eliminar
  3. Li a noticia á pressa e não consegui perceber o que pode justificar algum entusiasmo em algo que vai custar "99 euros por mês"... e eu sempre pensei que esse tipo de internet ia ser bem baratinha e finalmente acessível para todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem não tiver qualquer outra forma de aceder à Internet, o preço passa a ser bem relativo.

      Eliminar
  4. Tive este serviço dois anos e recomendo a quem passar os dias a reclamar de 1Mb de serviço de Meos, Nos e outros ladrões legalizados.

    ResponderEliminar