2015/03/16

USB 3.1 Gen 1 é na verdade o USB 3.0


Já estamos habituados a ver muitas deturpações e insinuações que causam confusão e tentam enganar os consumidores sobre a chegada de novas tecnologias, e infelizmente o USB 3.1 não vai ser excepção. É que não deverão ficar chocados ao descobrir que muitos dos equipamentos com USB 3.1 que vão chegar ao mercado nos próximos meses... são afinal USB 3.0.

O USB 3.0 veio acelerar drasticamente o USB, suportando velocidades de até 5Gbps, e finalmente começa a tornar-se no USB "standard" para a maioria dos dispositivos. Mas, a evolução não pára e temos também o novo USB 3.1, com promessa de velocidades de até 10Gbps e que compete com tecnologias como o Thunderbolt e abre a perspectiva de uma única ficha universal que servirá para tudo: desde o carregamento até à saída de vídeo para múltiplos monitores. Então, qual é o problema?

O problema é que se arriscam a ter um USB 3.1 "Gen 1" que na verdade é aquilo que conhecemos como USB 3.0!


Desta vez a culpa não será tanto dos departamentos de marketing mas sim do consórcio responsável pelo USB. É que em vez de manterem as designações de USB 3.0 e 3.1, optaram por absorver o standard 3.0 dentro do 3.1... com a diferenciação a ser a designação de Gen 1 (para o "USB 3.0" até 5Gbps) e Gen 3 (para o de 10Gbps). Quer isto dizer que não deverão assumir logo à partida que um USB 3.1 vos permita poder vir a tirar partido das velocidades de 10Gbps no futuro, a não ser que se trata de um equipamento com USB 3.1 Gen 2.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)