2015/03/16

Windows 10 pode ir buscar actualizações a outros computadores na rede


Quem instala (ou reinstala) um computador com Windows sabe que assim que chega ao fim, começa a fase de ter que esperar por centenas de actualizações que podem atingir muitas centenas de megabyte. Com o Windows 10 a Microsoft prepara um método mais eficiente "peer-to-peer".

Se acham absurdo ter que descarregar muitas centenas de megabytes repetidos, sempre que existem actualizações, para cada um dos vossos computadores, em breve isso poderá tornar-se numa coisa do passado. Com o Windows 10 será possível ir buscar as actualizações usando um sistema "peer-to-peer" (P2P) que permite que as actualizações venham de outros computadores na internet e também na própria rede local.

Quer isto dizer que a partir do momento que descarregarem uma actualização para um computador em casa (ou no trabalho), todos os outros computadores na mesma rede poderão aceder-lhe directamente e poupar a necessidade de descarregar tudo de novo da internet (se só activarem esta funcionalidade para a rede local.)

Para a Microsoft esta técnica também lhes permitirá poupar a largura de banda nos seus servidores, pois as actualizações poderão propagar-se mais depressa e de forma mais eficiente. (Bonito teria sido ver a MS a ter a coragem de usar BitTorrent para isto, e chamar as coisas pelos nomes.... Mas bem podemos imaginar as questões "políticas" envolvidas, ao demonstrar que este sistema de distribuição é eficaz e merece ser promovido, e não simplesmente ser associado a downloads "ilegais".)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)