2015/04/03

Barbie vai ganhar versão WiFi e respostas "à Siri"


Se pensavam que a proliferação dos assistentes digitais, como a Siri da Apple, Cortana da Microsoft, ou o Google Now, se iriam limitar às aplicações para os adultos, eis que temos uma nova Barbie que demonstra que também os brinquedos se preparam para tirar partido destas tecnologias.

A Hello Barbie da Mattel vai ter ligação WiFi e capacidade para interagir com as crianças de forma muito mais avançada que os simples bonecos que se limitavam a repetir frases pré-gravadas.

Tal como os mais pequenos se habituaram a que todos os ecrãs fossem coisas em que se pudessem tocar para interagir com eles, e se vão habituando a ver os seus pais a falarem para os seus smartphones, parece-me inevitável que o próximo passo será assumir que se possa falar com todos os brinquedos e que estes lhes dêem respostas (inteligentes, espera-se).

As potencialidades são imensas - imagine-se um "boneco" que é capaz de tirar dúvidas - mas como sempre, também levanta preocupações quanto ao tipo de explicações e interactividade que poderá dar. Com a inteligência destes sistemas a ficar na cloud, as preocupações sobre o abuso de todos os dados recolhidos são bem reais e pertinentes; e isto para não se entrar no potencial para manipulação emocional que estes sistemas permitirão (olhem um boneco que começa a insinuar às crianças de que deverão comprar o novo produto da mesma empresa para o Natal... para não entrarmos em campos mais tenebrosos.)


Mas como sempre, são preocupações que ficam subjacentes à velha questão de que cabe aos pais o trabalho de educar os seus filhos de modo a que saibam lidar com tudo a que são expostos: quer seja um brinquedo que fale, como um computador ou tablet com internet, um filme na televisão, ou simplesmente as atitude que vêem na rua ou escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)