2015/04/04

Explora o asteróide Vesta como se estivesses lá


O Vesta é um dos asteróides mais famosos do nosso sistema solar, e isso deve-se ao facto de ser o segundo maior objecto na cintura de asteróides entre Marte e Júpiter. E agora qualquer pessoa pode vê-lo como se estivesse lá... virtualmente.

Com um diâmetro médio de 525Km, o Vesta só fica atrás do Ceres, tornando-se num ponto de interesse para a exploração espacial - o que foi feito com a sonda Dawn, entre 2011 e 2012 antes de partir para Ceres, onde se encontra agora.

A quantidade de dados e imagens recolhidas foram suficientes para que a NASA criasse uma ferramenta de visualização que nos deixa literalmente passear sobre este asteróide: o Vesta Trek.

O funcionamento é idêntico ao do Google Earth (recomendo activarem o modo 3D), e para além de podermos esta asteróide em minucioso detalhe, temos ainda todo um conjunto de camadas adicionais que nos mostram a concentração de ferro, hidrogénio e outros elementos, que podemos activar e desactivar conforme desejarmos. Não falta sequer uma opção para que se possa exportar o relevo de uma secção de interesse para que possa ser impressa em 3D.

... Faz-nos desejar ter algo idêntico para todos os restantes planetas e luas do nosso sistema solar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)