2015/04/30

Cisco lança desbloqueador de ficheiros do TeslaCrypt



Se é frustrante ter a máquina infectada com malware, muito mais o é quando se trata de ransomware que encripta os nossos ficheiros e nos pede dinheiro para os voltarmos a ter. Depois do DecryptoLocker chega agora uma nova ferramenta que poderá ajudar quem tiver sido afectado pelo TeslaCrypt.

O TeslaCrypt é uma variante do ransomware CryptoLocker que foi concebido para actuar especificamente sobre jogos de computador. Tal como muitos utilizadores consideram os seus documentos e fotos extremamente importantes, também há aqueles para quem as centenas (ou milhares) de horas que investiram em jogos adquirem um valor "incalculável" que pretende ser aproveitado pelos responsáveis por este malware.

Felizmente pode haver esperança quanto à recuperação de ficheiros encriptados com o TeslaCrypt graças a um utilitário desenvolvido pela Cisco.

A desencriptação dos ficheiros não é ainda garantida a 100%, pois necessita de um ficheiro que nalgumas versões do malware é eliminado para dificultar esta recuperação, mas será já suficiente para resolver o caso a alguns dos utilizadores afectados (enquanto a Cisco vai trabalhando para tentar resolver o problema de forma definitiva para todos.)


Novamente, relembra-se a importância de ter uma política de backups que acautele contra este tipo de casos (sendo que no caso de terem simplesmente um disco externo para backups ligado à máquina, arriscam-se a que também os backups fiquem encriptados pelo computador infectado). Ou então usar plataformas de jogos que garantam que os vossos jogos e respectivos savegames ficam salvaguardados (coisa que, infelizmente, nem sequer o Steam implementa para todos os jogos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)