2015/04/20

Falha no Wink Hub deixa utilizadores sem acesso às suas casas inteligentes


O hub Wink é uma peça que rapidamente atraiu muitas pessoas que se interessam pelas "casas inteligentes", oferecendo compatibilidade com Wi-Fi, Z-wave, ZigBee, e Bluetooth por um preço de apenas $50. Infelizmente, vem também demonstrar o potencial para desastre quando as coisas correm mal.

Devido a um certificado de segurança expirado, os hubs Wink deixaram de comunicar com a internet, fazendo com que os seus utilizadores deixassem de ter acesso remoto aos mesmos.

Não é a primeira vez que temos casos de actualizações desastrosas que deixam computadores fora de serviço; mas pode dizer-se que ficar sem acesso ao controlo dos dispositivos em nossa casa é algo que se torna bastante mais preocupante do que um computador deixar de arrancar.

A Wink disponibilizou uma actualização para corrigir o problema, mas uma vez que muitos dos hubs deixaram de se ligar à internet, não foi a tempo de resolver o problema para todos os utilizadores (embora aqueles que se sintam mais à vontade tecnicamente para mexer nos servidores de DNS poderão solicitar instruções para tentar fazê-lo manualmente.) Para os outros, a Wink solicita que enviem os seus hubs para serem trocados - sem custos.

... À medida que mais e mais casas se vão tornando mais "inteligentes", será lógico esperar que este tipo de situações se torne mais frequente, quer seja devido a bugs... como de ataques deliberados por parte de malware.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)