2015/04/26

Guinness dá recorde póstumo a relógio com 250 anos


Hoje em dia poucos são aqueles que dão valor ao "tempo", mas os que o fazem gostarão de saber que foi feita justiça e dado um recorde do Guinness a um relógio que durante mais de dois séculos foi ignorado.

Saber as horas certas é hoje algo que qualquer pessoa pode ter num relógio digital (ou mais certamente no ecrã do seu smartphone), mas noutros tempos um relógio era uma ferramenta bem mais valiosa... pois era também essencial para a navegação - sim... nem sempre se pode recorrer ao GPS para se saber onde está. Essa necessidade levou a que fossem criados relógios mecânicos cada vez mais elaborados e precisos, e um fabricante de relógios britânico chamado John Harrison disse ter conseguido criar o relógio "perfeito", que teria maior precisão do que qualquer outro.

O problema é que John Harrison era um velho excêntrico que morreu pouco depois deste seu anúncio, e os seus rivais simplesmente se limitaram a desacreditar o seu projecto, que na altura era considerado impossível e absurdo. Harrison há muito que tentara provar o seu valor, tendo respondido a um desafio da Royal Navy e criado um relógio que cumpria os seus requisitos de precisão - mas que embora o fizesse, foi sempre alvo de críticas e reclamações por parte dos relojoeiros "tradicionais".

Harrison continuaria a trabalhar no melhoramento dos relógios, até finalmente anunciar o tal relógio "perfeito", que dizia ser capaz de perder menos de um segundo a cada 100 dias, sendo mais preciso do que tudo o que existia na época. Mas a sua morte meteu um ponto final neste projecto que todos consideravam impossível... até que dois séculos mais tarde, em 1970, os planos deste seu relógio foram reencontrados e outro relojoeiro decidiu construí-lo.

E agora, fica definitivamente provado de que Harrison tinha realmente razão, com o seu relógio a perder apenas 0.625 segundos em 100 dias, merecendo um recorde do Guinness do relógio mecânico mais preciso do mundo (com pêndulo oscilante).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)