2015/04/24

Helium - uma janela de browser flutuante e transparente para OS X


Os monitores dos nossos computadores podem ter crescido em tamanho e resolução, mas frequentemente deparamos-nos com situações em que não conseguimos colocar tudo o que queríamos ver no ecrã. Este Helium é um pequeno utilitário que vem ajudar, permitindo criar uma janela do browser flutuante e transparente.


Digam-me lá se já não passaram pela situação de estarem a trabalhar em algo e quererem aproveitar esse tempo para poder ir vendo despreocupadamente um qualquer vídeo do YouTube - ou seguirem os passos de um tutorial que explica como fazer um procedimento que vos interessa fazer? Sim, podemos colocar a janela respectiva num dos cantos do monitor... mas se estivermos a trabalhar numa janela a ocupar a maior parte do ecrã, ao primeiro clique que lhe dermos, a mesma passará para primeiro plano escondendo a janela com os conteúdos que queríamos ver.

Com este Helium isso deixa de ser problema, pois o que ele faz é criar uma janela de browser minimalista, que sendo flutuante, se sobrepõe a todas as outras janelas, actuando como um verdadeiro "Picture-in-Picture" (PIP).

Mas as suas capacidades não se ficam por aqui. É também possível ajustar a sua transparência, de modo a que se possa continuar a ver o que está por baixo, e neste modo a janela fica igualmente "transparente" aos cliques e movimentos do rato. Quer isto dizer que se estiverem a trabalhar numa folha de cálculo (por exempl), continuarão a poder clicar nas células, arrastá-las de um lado para o outro, e tudo o mais, como se a janela do browser não existisse.


[obrigado ao João P. Dias pela sugestão desta app]

1 comentário:

  1. Era mesmo disto que eu precisava para ir deitando o olho à imagem da minha babycam enquanto trabalho. Muito obrigado pela sugestão, Carlos!

    ResponderEliminar