2015/04/24

Google acende flamewars com Android a urinar na Apple no Google Maps


Parece que o Google decidiu recorrer a técnicas de "graffiti" para inflamar as já acesas discussões Android vs iPhones, com a já conhecida e bem elucidativa imagem de um Android a urinar para cima de uma maçã a ficar visível para todo o mundo no Google Maps.

Poderia ser uma montagem fácil de fazer para uma brincadeira de 1 de Abril, mas a verdade é que não se trata de nenhuma montagem, e bastará dar um salto até ao Paquistão no Google Maps para vermos este Android a urinar para cima da Apple.

... Eu também assumi que se tratasse de uma montagem, ou então que fosse um "custom map" que colocasse essa imagem sobreposta no mapa; mas pelo que pude perceber, parece ser mesmo a sério - o que torna mais difícil perceber o que se terá passado para que um serviço oficial do Google sirva de veículo a tal manobra - uma vez que a nível oficial, as empresas costumam preferir manter estas guerras no campo das "indirectas" e não entrar em conflitos directos deste tipo.

Por outro lado, poderá ser alguém na equipa do Google Maps que se fartou do seu iPhone - ou talvez haja uma qualquer outra explicação ainda mais simples. Seja ela qual for, ficamos a aguardar por ela. :)

Actualização: parece ser mesmo um editor descontente. Um pouco mais ao lado encontramos esta mensagem no Google Maps.



Actualização 2: O Google já veio pedir desculpa pelo sucedido, explicando que se tratou de um utilizador usando o Google Map Maker, ferramenta que permite fazer edições nos mapas (aparentemente sem grande controlo por parte do Google.)



[obrigado ao Ricardo Mendes pela dica]

11 comentários:

  1. politiquices à parte, acho genial... meter nos recantos do Paquistão uma coisa destas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até acho que a grande questão seria mesmo.... "Porque raio aquilo está no Paquistão"?!

      E não me digam que é para haver menos hipoteses de alguem ver... Para isso punham num deserto ou nos polos ou whatever.... Agora nos arredores de Islamabad, perto de ruas e tudo mais, o objectivo *era* ver-se.

      Eliminar
    2. Provavelmente porque não existiam mapas para aquela região e alguém aproveitou o acesso a uma ferramenta de crowdsourcing dos mapas (google map maker que está acessível a todos em alguns locais) para lá colocar isso pela calada, fazendo de conta que estava a actualizar o mapa.

      Eliminar
  2. hmmm..

    https://www.google.pt/maps/place/Takht+Pari+Forest/@33.5008728,73.1259811,17z/data=!4m2!3m1!1s0x38dff298d82d62c9:0xdd99b92ec4539b33

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto. Deve ser mesmo um editor farto que o Google não lhe ligue. :)

      Eliminar
  3. Já desapareceu. Ainda há pouco (1 hora?) vi isso partilhado no Facebook e estava lá. Agora já não aparece.

    ResponderEliminar
  4. Já desapareceu. Ainda há pouco (1 hora?) vi isso partilhado no Facebook e estava lá. Agora já não aparece.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Não sei se estão a "trolar" mas isso são overlays feitos com polígonos. :)

    ResponderEliminar
  7. Afinal foi um user que meteu lá isso com o Map Maker (uma ferramenta que eu desconhecia).
    http://www.theverge.com/2015/4/24/8490711/google-android-apple-robot-apologize

    ResponderEliminar

[pub]